COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Banco Africano retoma projectos na Guiné-Bissau

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje que vai retomar parcialmente os projectos financeiros na Guiné-Bissau que estavam suspensos desde o golpe de Estado militar de 12 de Abril de 2012.




O anúncio foi feito por Toussaint Houeninvo, líder da comitiva do BAD que se reuniu hoje com o primeiro-ministro de transição, Rui de Barros, em Bissau.

No final do encontro, aquele responsável referiu que o banco não vai apoiar "novos projetos", mas que "será retomada a discussão sobre os que já estavam em curso", nomeadamente, os investimentos no porto de Bissau e num dos hospitais da capital.

"A boa nova é que, para os projetos existentes, o diálogo foi retomado", referiu Toussaint Houeninvo, esclarecendo que não há verbas em discussão.
"Não estamos a falar de doações", sublinhou, mas sim da "retoma" de discussões sobre projetos.

Depois do encontro de hoje, técnicos do BAD vão deslocar-se a Bissau para avaliar no terreno qual o ponto de situação dos investimentos apoiados pelo banco e avaliar a respetiva evolução com todos os parceiros, desde as autoridades locais até aos fornecedores de cada projeto.
Para além da reunião com o primeiro-ministro de transição, a comitiva tem hoje encontro marcado com a comissão que está a preparar um plano de emergência para a Guiné-Bissau em vários setores.
Questionado pela agência Lusa sobre a importância que o BAD atribui à realização de eleições gerais para continuar com as operações, o líder da comitiva do BAD disse esperar que o escrutínio se realize a 24 de novembro.

"Desejamos que as eleições se realizem" na data marcada, referiu, compromisso que disse ter sido reafirmado pelas autoridades de Bissau.
Seja como for, Toussaint Houeninvo considerou que "há progressos: há um Governo inclusivo, há esforços", e referiu que a retoma parcial de atividades do BAD na Guiné-Bissau reflete sobretudo uma "preocupação social".
"O BAD está ao lado da população da Guiné-Bissau", realçou.

O Banco Africano de Desenvolvimento é uma organização multinacional que tem por missão fomentar o desenvolvimento no continente africano.

Sem comentários:

Enviar um comentário