COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Comissão Oeste Africana contra as Drogas termina visita à G-Bissau

«A Guiné-Bissau está a enfrentar um problema real de droga, que o país não pode resolver sozinho»


A delegação da Comissão sobre o impacto do tráfico de drogas na governação, segurança e desenvolvimento da África Ocidental, liderada pelo ex-Presidente nigeriano Olusegun Obasanjo, terminou a visita de três dias à Guiné-Bissau.

«A Guiné-Bissau está a enfrentar um problema real de droga, que o país não pode resolver sozinho», disse o Presidente da delegação, Olusegun Obasanjo, acrescentando que «nenhum país poderia enfrentar tal desafio apenas por si. Mas as autoridades devem demonstrar vontade política para lidar com esse problema, se quiserem ter o apoio regional e internacional de que o país necessita».

Para compreender a situação na Guiné-Bissau, a Comissão reuniu-se com a grande amostra de interlocutores durante a visita, nomeadamente o Presidente de transição, o Primeiro-ministro de transição, membros do Governo, as autoridades militares, os órgãos policiais e de justiça, bem como a comunidade internacional, os representantes de organizações internacionais, da comunidade diplomática e da sociedade civil.

«A Guiné-Bissau sofre com instituições fracas que não possuem os meios materiais para efetivamente patrulharem suas fronteiras, tanto terrestres como marítimas», observou o ex-Presidente nigeriano.

No final de um debate com cerca de uma centena de estudantes da Universidade Amílcar Cabral, em Bissau, Christine Kafondo, comissária do Burkina Faso, constatou que os jovens não têm informação suficiente sobre os riscos associados ao consumo de drogas e apelou à realização de uma campanha pública de sensibilização para prevenir que o consumo, que ainda parece limitado no país, venha a alastrar-se.

«Onde há tráfico geralmente há consumo. É preciso tomar medidas preventivas», referiu a comissária.

O enviado da Guiné Conakry, Alpha Diallo, lamentou a ausência de dados concretos sobre o abuso e dependência de drogas, e encorajou as autoridades a realizarem um estudo sobre o assunto. Alpha Diallo também verificou que o único centro de reabilitação que visitou no país é insuficiente e está mal equipado para cumprir suas funções.

A delegação foi lançada por Kofi Annan, ex-Secretário-Geral das Nações Unidas e Prémio Nobel da Paz, em resposta ao crescente tráfico e consumo de drogas na África Ocidental durante a última década. A comissão é composta por uma dúzia de personalidades com destaque na África Ocidental e presidida por Olusegun Obasanjo, antigo Presidente da Nigéria. (in:PNN)

Sem comentários:

Enviar um comentário