COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

EUA-CHINA 'guerra fria' na África


Estados Unidos (EUA), a recente visita do presidente Barack Obama para a África demonstra renovado interesse dos EUA em criar parcerias com os países africanos, mas também significa o crescente papel do continente como uma plataforma para a "guerra fria" entre os EUA e a China. 


A viagem foi uma resposta ao fato de que o comércio chinês com a África - vale cerca de $ 200 bilhões em 2012 - é mais do que o dobro de os EUA. O presidente chinês, Xi Jinping e seu antecessor já fez cinco visitas à África na última década, enquanto Obama só fez sua primeira turnê completa este ano. Além disso, o governo chinês alocou US $ 7,2 bilhões para a expansão dos meios de comunicação chineses na África , ao passo que o Ocidente tem vindo a diminuir a sua presença na mídia.

Embora ambos os países afirmam que seus objectivos em África são para promover o desenvolvimento eo comércio mutuamente benéfico, norte-americanos e chineses interesses no continente são consideravelmente mais complexo. Os EUA estão principalmente preocupados com os riscos de segurança na África, tais como a propagação do extremismo islâmico e criminalidade e combater a influência política organizada transnacional chinesa e expansão económica. O foco da China está extraindo as matérias-primas necessárias para suportar o seu crescimento económico e crescentes demandas de energia, ao mesmo tempo, tentando cimentar a sua posição como líder mundial e campeão do desenvolvimento.

Esses interesses são mais evidentes em diferentes abordagens dos dois países para a África. China insiste publicamente em uma política de "não-interferência", segundo a qual ele não vai impor pré-condições políticas ou intervir nos assuntos internos de qualquer nação. Esta política tem se mostrado convidando para líderes africanos cansados ​​da intromissão ocidental, e permite que a China para manter a influência em algumas partes da África, que os pontos de vista Ocidental como antidemocrática. China importa cerca de um terço do seu petróleo, por exemplo, de países africanos, como Sudão e Angola: regimes acusados ​​de violações generalizadas dos direitos humanos e da opressão política.

China utiliza empresas estatais para empreender projetos de infra-estrutura em toda a África. Esses projetos são geralmente financiados por empréstimos estatais chinesas, que são reembolsados ​​pelos países beneficiários através da exportação de recursos. As empresas chinesas principalmente empregar trabalhadores trazidos de China, e empresas de engenharia chinesas têm enfrentado críticas internacionais por sua falta de cumprimento das leis trabalhistas, de segurança e ambientais. Sinohydro Corporation é uma das maiores empresas de desenvolvimento de infra-estruturas estatais da China e tem sido ativa em mais de 70 projectos em toda a África. Em 2008, o Fundo Monetário Internacional (FMI) interveio para reescrever os termos de dívida de um pacote de ajuda de $ 9000000000 chinesa para a República Democrática do Congo (RDC), porque os empréstimos foram considerados excessivamente onerosa. Sinohydro Corporação recebeu uma participação maioritária em minas de cobre e cobalto como parte do negócio.

Em contraste com a política externa chinesa, os EUA corta o reconhecimento diplomático e de ajuda às nações que experimentam mudanças ilegítimos na liderança. Devido ao seu foco em questões de segurança, os EUA tem sido reforçar a sua presença militar e policial no continente. Além de sua maior base militar, acampamento Lemonnier em Djibouti, que também mantém bases de aviões não tripulados na Etiópia, o Sudão do Sul, Uganda, Quênia e as Seychelles. A Força Aérea dos EUA fechou um acordo em 2013 para construir uma base de drones no Níger como uma resposta à expansão do extremismo islâmico no Magreb. Em um esforço para combater o tráfico de drogas ilícitas, a Agência Antidrogas dos EUA (DEA) treina as forças e conduz as operações a partir de um número de nações do Leste Africano e Ocidental, com um orçamento de US $ 50 milhões em 2012 (um aumento orçamental de 700% a partir de 2009) .

O contraste entre a política dos EUA e da China na África é mais evidente quando se analisa o pequeno país do Oeste Africano da Guiné-Bissau. Após um golpe militar em Abril de 2012, os EUA romperam os laços diplomáticos formais e ajuda, no entanto, continua a aumentar a sua capacidade de aplicação da lei e de inteligência na área. Isso ocorre porque a corrupção tão prevalecente em Bissau e localização do país torná-lo um hub central para a cocaína contrabandeada da América do Sul para a Europa. É estimado que os lucros de tráfico de droga na Guiné-Bissau são maiores do que o produto interno bruto do país. Em abril de 2013, a DEA prenderam o ex-chefe da Marinha do país, em uma operação policial durante a qual ele concordou em contrabandear 350.000 mil dólares americanos no valor de cocaína. Tais ações são a prova de que os EUA é o endurecimento sua abordagem para a região.

No entanto, a China continua suas relações diplomáticas com e apoio financeiro à Guiné-Bissau, apesar da instabilidade do país. China tem financiado, entre outras coisas, a Ceba barragem e o rio, bolsas de estudo internacionais, os embarques de arroz e salários do governo ainda não pagos. Em troca, a China recebeu os direitos exclusivos para a pesca em águas profundas da Guiné-Bissau e está envolvida na exploração de petróleo para extrair de Bissau suspeitos de reservas. Empresas chinesas foram recentemente criticadas por ambientalistas para o desmatamento do território Bissauan, enviando mais de 800 contentores de madeira protegida para a China em junho de 2013. Assim, a China fornece doações e tão necessário desenvolvimento, e, em seguida, utiliza a sua influência para a extracção de recursos.

A fim de conter a influência chinesa em África, Obama anunciou a Iniciativa de Energia da África (PAI), contribuindo com US $ 7 bilhões em dinheiro desenvolvimento para trazer 10 000 megawatts de electricidade para regiões subdesenvolvidas. A iniciativa irá fornecer energia para 20 milhões de pessoas ao longo dos próximos cinco anos. Ele também anunciou a Iniciativa África do Comércio (TAI), que visa a promoção do comércio intra-Africano, bem como um terceiro programa prometendo bolsas em Washington para os futuros líderes africanos. Estas iniciativas ficam aquém das outras semelhantes prometidas por Pequim, que tem prometidos 20 bilião dólares em empréstimos para o desenvolvimento de África durante os próximos três anos.

Nações Oeste Africano como Guiné-Bissau estão no centro das preocupações de segurança dos EUA, mas os programas de PAI de Obama e TAI estão focados em outras partes da África. Parceiros tradicionais dos EUA, como Tanzânia, Quênia e Gana serão os beneficiários. E enquanto estes países são importantes aliados regionais dos EUA, eles não representam as mesmas ameaças de segurança atuais, como os países africanos há muito negligenciados Oeste. Cerca de US $ 13,5 bilhões em cocaína é transportada através da África Ocidental anualmente, em grande parte beneficiando as elites políticas corruptas e organizações terroristas como a Al-Qaeda no Magrebe islâmico.

África Ocidental também é o lar de grandes comunidades libanesas, alguns dos quais têm vínculos comprovados para Hezbollah. O governo dos EUA recentemente resolvido com o libanês-canadense Bank (LCB) para uma perda $ 102.000.000 de fundos apreendidos. A LCB foi envolvido em um esquema de lavagem de dinheiro internacional em que as instituições financeiras libanesas com ligações ao Hezbollah usou o sistema financeiro dos EUA para lavar as receitas de tráfico de drogas e outras actividades criminosas através do Togo, Benin e Serra Leoa.

A fim de combater tais ameaças, é vital que os EUA mantém uma presença e influência em estados falidos e criminalizados, como a Guiné-Bissau, onde spoilers transnacionais encontram refúgio. É da responsabilidade de os EUA como um líder global para demonstrar a sua vontade de parceria com os países da África que podem estar a menos de estágios ideais de estabilidade política.

Os EUA precisam mudar seu foco o desenvolvimento de seus parceiros tradicionais na África Oriental e Austral para a África Ocidental, onde muitos países têm grande potencial para tornar-se tanto aliados estratégicos ou epicentros de ameaças transnacionais. Programas de desenvolvimento como o PAI deve ser usado para criar oportunidades em países onde as pessoas são forçadas a recorrer a actividades ilícitas, devido à elevada taxa de desemprego e a falta de acesso a serviços básicos. Ao envolver-se com os aliados não tradicionais em toda a África, os EUA serão capazes de competir com a expansão chinesa em todo o continente e desenvolver um meio mais suave de influência entre as populações e os governos locais. Para as nações africanas, a "guerra fria" entre os EUA e a China representa novas oportunidades que os governos e as comunidades económicas regionais poderiam se transformar em soluções ganha-ganha através de uma melhor governação e visão estratégica. (in: ISS)

Sem comentários:

Enviar um comentário