COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Falta de água e electricidade revolta consumidores guineenses

Sem água e sem luz na capital, a comissão dos consumidores de energia e água da Guiné-Bissau ameaça sair à rua se o governo não garantir a reposição do abastecimento até sexta-feira.



A comissão dos consumidores de energia e água da Guiné-Bissau, presidida por Augusto Yalá, admitiu esta terça-feira convocar manifestações se o governo de transição não cumprir, até sexta-feira próxima, com a promessa de viabilizar o funcionamento da Empresa de Electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB), empresa responsável pelo fornecimento destes bens essenciais.

À saída de uma reunião com o director da EAGB, Wasna Papai Danfá, Yalá confirmou a revolta dos consumidores perante a impotência da empresa e a inércia das autoridades que "não conseguem resolver os problemas básicos, como dar energia e água à população". Yalá afirmou ser inaceitável que "em pleno século XXI ainda se beba água de poço ou da chuva" por causa da falta de energia para garantir água potável.

É que efectivamente a EAGB, tecnicamente falida, não tem fundos para adquirir gasóleo e assegurar o funcionamento da central eléctrica de Bissau.

Segundo declarações proferidas pelo director da EAGB na passada semana, o governo comprometera-se a providenciar à empresa 30 mil litros diários de gasóleo para fazer funcionar a central eléctrica de Bissau pelos menos durante quatro meses, ou seja, até às eleições gerais de 24 de Novembro.

O ministro de transição da Energia e Indústria, Daniel Gomes, garantiu hoje que "está para breve" o desbloqueamento do fornecimento de gasóleo e apontou para os contactos que estão a ser estabelecidos com empresas exteriores.

Ao que foi possível apurar, os contactos poderão ir para além da assistência imediata no sentido da participação privada na EAGB num processo de ascultação que está a ser apoiado pela Sociedade Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo Banco Mundial. A IFC terá contratado os serviços da empresa senegalesa Niyel (veja nesta ligação a apresentação do projecto) que em parceria com o gabinete Dalberg trata das relações públicas e da comunicação com as partes interessadas. (in:RFI)

Sem comentários:

Enviar um comentário