COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

BANCADA DI VOZ DI POVO


O saber! 

Os grandes pensadores como Aristóteles , Descartes ou Locke e Leibniz, séculos atrás descortinaram o saber com as suas ambivalências. Todos eles valorizaram a procura do saber e a sua transmissão.
Cada pensador tinha os seus discípulo . Indivíduos capazes de fazerem perpetuar as suas obras. A delicia do pensamento encontra-se na analise do outro. Na sua forma de interpretar o que recebe e na sua capacidade de o transmitir. Por estas razões foram criadas as escolas e universidades com vista a procurar, permanente, o saber e a perfeição. A expressão " Eu penso por isso existo" de René Descartes demonstra toda a preocupação do pensador em primar o saber. Sem ele, "o saber", a existência não teria o sabor que tem hoje a vida. A compreensão de si, do seu meio ambiente, do seu passado e a sua projecção no futuro empurra o homem a pesquisar, analisar e fixar objectivos. A humanidade avançou em certos domínios pela transmissão do saber. Os que ignoram essa filosofia correm o risco de nunca atingirem a apoteose. A própria existência depende do nosso grau de conhecimento. Sem esse saber a humanidade seria deZimada por doenças.
A nossa negritude não pode e nem deve ser um obstáculo a procura do saber. O obscurantismo que assola o continente africano deve ser ultrapassada. Os africanos devem se identificar com a realidade do mundo moderno. O saber nos ajudara a combater todos os males, porque dispomos de recursos para tal. Hoje custa mais fazer uma guerra que instruir as pessoas. No dia em que, os africanos compreenderem que o resto do mundo consegue se realizar graças ao SABER e sua transmissão, partíramos rumo ao desenvolvimento, tanto material como espiritual.

 Plínio Gomes dos Reis Borges
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário