COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dilma Rousseff abrirá debates de líderes internacionais na Assembleia Geral

Presidente do Brasil será a primeira a discursar na tribuna da ONU, nesta terça-feira; depois do Brasil vêm Estados Unidos, Turquia, Nigéria, Chile, Bulgária e Moçambique.


Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Começam nesta terça-feira os debates de chefes de Estado e Governo na Assembleia Geral da ONU. Esta é a 68ª. edição dos discursos de líderes dos países que participam da organização.
Como todos os anos, o Brasil será o primeiro a discursar seguido pelos Estados Unidos.

Encontro Paralelo
A presidente Dilma Rousseff chegou a Nova York no domingo para participar dos eventos deste ano. Logo depois de Dilma, o líder americano Barack Obama deverá assumir a tribuna.
O Secretário-Geral Ban Ki-moon afirmou que entre os temas discutidos com os líderes estão o progresso das metas do milênio, desenvolvimento sustentável, paz e segurança com enfoque na questão da Síria, além dos esforços de paz para o Oriente Médio.
Após o Brasil, o segundo país de língua portuguesa a discursar nesta terça-feira será Moçambique com o presidente Armando Guebuza.

HIV/Aids
Em Nova York, Guebuza está participando ainda de um encontro paralelo aos debates sobre o combate ao HIV/Aids na África.

Portugal, que deve assumir a tribuna da Assembleia Geral da ONU neste sábado, será representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.
Os demais países lusófonos falam durante toda a semana. O presidente do Timor-Leste, Taur Matan Ruak, discursa na manhã desta quarta-feira. No dia seguinte, assume a tribuna o chefe de Estado interino da Guiné-Bissau, Manuel Serifo Nhamadjo.
A semana será encerrada com os discursos do vice-presidente de Angola, na sexta-feira, e de representantes de Cabo Verde e Portugal no sábado.
O último país lusófono marcado para discursar na ONU é São Tomé e Príncipe, na próxima terça-feira.

(in: radio ONU)

Sem comentários:

Enviar um comentário