COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ONU abre escritório regional em São Domingos , no norte do país

A ONU abriu em 1 de Setembro de 2013, um escritório regional na vila de São Domingos , região de Cacheu , no norte do país, com vista a melhorar a sua capacidade para prestar assistência aos seus parceiros nacionais a nível regional . 

 "O desenvolvimento do escritório regional em São Domingos deve esforçar-se mais em alcançar maior assistência técnica e política da ONU para os parceiros nacionais e a sociedade civil através da proximidade de presença, para facilitar a sua apropriação nacional, as ações e compromissos", disse pela ocasião, em mensagem especial, o Representante Especial do Secretário- Geral para a Guiné-Bissau , José Ramos- Horta.


A mensagem foi apresentada pelo Representante Especial Adjunto, Gana Fofang, na
cerimónia de inauguração que foi presenciada por mais de uma centena de pessoas, incluindo o Governador regional com sede em Cacheu , o administrador do Sector de São Domingos , outras autoridades administrativas , representantes da juventude, mulheres, a população da região e funcionários da ONU .

"Espero que este escritório regional desempenhará um papel vital na coordenação das Nações Unidas , nacional e internacional, humano , recursos técnicos e financeiros para o reforço da capacidade e o empenho por parte das instituições locais sobre a boa governância, a segurança humana e a estabilidade política para que os objectivos nacionais de segurança , de paz e de desenvolvimento para todos sejam realizados nas regiões ", disse Ramos-Horta na sua mensagem .

Escritórios regionais para melhorar a implementação do mandato

São Domingos é um dos quatro escritórios regionais que o Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau , (UNIOGBIS) , está estabelecendo em várias partes do país para reforçar a implementação do seu mandato. Dois escritórios pilotos já existem, uma na vila central de Mansoa e o outro, que está sendo actualizado, na cidade oriental de Bafatá. O outro escritório regional será em Buba, na região de Quínara, sul do país.

Os escritórios regionais irão facilitar a colaboração e a troca de informações entre as Nações Unidas, a sociedade civil, as instituições estatais e organismos internacionais com o objectivo de promoção e manutenção da segurança pública, normas de direitos humanos e a igualdade de género . deverão também monitorar, avaliar e relatar sobre questões da política, de segurança, situação dos direitos sócio- económico e humano nas áreas sob sua jurisdição.

O seu mandato inclui ainda a construção da confiança e o fortalecimento da governância local, a nível regional, através do aconselhamento, e dando apoio, a fim de melhorar o planeamento e melhorar os processos.

Levar a ONU mais perto das pessoas

O Governador de Cacheu, Fernando Abna, destacou o facto de que o estabelecimento do novo escritório da ONU na vila de São Domingos permitirá a que o Gabinete esteja mais perto da população, das autoridades tradicionais e administrativas da região. Ele adiantou que a presença da ONU na região contribuirá na melhoria das condições de vida, em particular em áreas como a da nutrição infantil.

Os representantes da população e das mulheres do sector destacaram os desafios da área, ao manifestar o seu apreço pelo estabelecimento do Escritório, onde todos os presentes tiveram a oportunidade de receber o quadro do Mandato do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné Bissau (UNIOGBIS).

Eles não foram os únicos que demonstraram o seu apreço pelo estabelecimento do Escritório na sua vila: pois, logo no final da cerimónia oficial, um jovem grupo cultural da área tomou a iniciativa de saudar a presença da ONU na vila, apresentando uma série de danças típicas da área.

(in: ONU)

Sem comentários:

Enviar um comentário