COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 22 de setembro de 2013

Petição on-line - GBissau sob tutela internacional

Petição on-line pede que Guiné-Bissau seja colocada em regime de tutela internacional

Está a circular na Internet uma petição que propõe que a Guiné-Bissau seja colocada em regime de tutela internacional sob a autoridade das Nações Unidas. Neste “Grito de Socorro do Povo Guineense” que será enviado ao Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, os promotores desta iniciativa consideram que este é o último recurso para salvar aquele povo e recuperar a soberania.

Na petição, os seus responsáveis começam por dizer que os ideais de Amílcar Cabral e daqueles combatentes que deram as suas vidas para uma Guiné-Bissau Independente foram traídos pelo PAIGC, partido que governou o país depois da Independência até às primeiras eleições multipartidárias em 1994. Mas também pela classe política guineense que tem vindo a servir-se sistematicamente do aparelho de Estado para se enriquecer em vez de servirem o Povo Guineense.
Os impulsionadores desta iniciativa dizem também que os ideais dos combatentes pela liberdade da pátria foram traídos pelas forças armadas de Guiné-Bissau, que se transformaram “num bando armado ao serviço do crime organizado”. “Estão envolvidos na pratica de vários crimes, tais como trafico de droga, contrabando de armas, assassinatos, raptos, torturas. Crimes cometidos com o objectivo de enriquecimento pessoal dos membros que formam o bando armado”, alertam.
“A Guiné-Bissau não tem forças internas capazes de mudar a situação política, económica e social do país e as forças internas existentes actualmente são as principais responsáveis da situação dramática em que o país se encontra. A história recente da Guiné-Bissau pode-se resumir assim: eleições seguidas de golpe estado, golpe de estado seguido de eleições”, lê-se no documento posto a circular esta sexta-feira.
Os promotores defendem que “a única solução para quebrar o círculo vicioso em que Guiné-Bissau se encontra será através da tutela das Nações Unidas”. Até ao momento da nossa reportagem, o abaixo-assinado já contava com mais 360 assinantes.

Assinar a petição AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário