COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 29 de setembro de 2013

Quarenta Anos Depois Porquê a Tutela ?

Já o dissemos várias vezes mas vale a pena repetir: A ÚNICA solução para a Guiné-Bissau sair do circulo vicioso em que se encontra, será através da Tutela das Nações Unidas.

 

Um grupo de Guineenses que decidisse pegar em armas para correr com aquele bando armado de analfabetos e políticos corruptos e ignorantes seria a solução mais digna para o Povo Guineense.
Mas essa solução não é realista. Os Guineenses que não concordam em serem «governados» por essas «crianças grandes» preferem a emigração ou não conseguindo emigrar aceitam a derrota e vão sobrevivendo até que a morte os liberte. Os mais «dinâmicos» acham que a solução é fazer parte do bando armado ou da «classe política» para partilhar o bolo. Uma outra solução existe!
A Guiné-Bissau é um país pequeno. Este facto pode ser e é uma enorme vantagem neste caso.
É verdade que se pode argumentar que a Organização Nações Unidas não existe.
Mas apesar de tudo, ELA existe. É a Organização Nações Unidas que decide o que é o Direito Internacional e tem meios financeiros, humanos, logísticos e militares para, aproveitando-se da nossa vantagem (um país pequeno), nos ajudar a libertar-nos do bando armado que nos mantém como refém e se dedica ao tráfico de droga.
Estamos convencidos, conhecendo as criaturas que fazem parte desse bando, que não será necessário utilizar a força militar. A simples ameaça bastará. Cobardes como eles são, não vão tardar a entregar-se. Claro, um contingente militar das Nações Unidas terá que estar presente na Guiné-Bissau.
As Nações Unidas podem e devem forçar esse bando de criminosos a desarmar-se e a ajudar-nos a construir Novas Forças de Segurança. A Guiné-Bissau não precisa de Forças Armadas.
A Organização Nações Unidas deve também escolher um país-membro para nos ajudar a construir um Estado.

A Guiné-Bissau tem muitos licenciados e muitos licenciados analfabetos que se deixaram corromper completamente. São os nossos «políticos». Uma licenciatura em direito ou outro curso não chega para construir e gerir o aparelho de um Estado. Precisamos pois da Tutela para nos ajudar a construir um Estado Independente.
O contrato de Tutela que o Movimento de Salvação Nacional de Guiné-Bissau quer negociar com as Nações Unidas tem DOIS objectivos:

Primeiro – Que a Organização Nações Unidas nos ajude a correr com o bando armado de traficantes da Guiné-Bissau. Nenhuma solução é possível para a Guiné-Bissau sem executar esta condição.

Segundo – Que a Organização Nações Unidas designe um país nórdico membro das Nações Unidas – (Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca) para nos ajudar a construir um Estado. Guineenses que não se deixaram corromper nesses anos de corrupção generalizada serão chamados a participar nessa tarefa.
O País que será encarregue da Tutela terá a responsabilidade de formar, educar, instruir. Na Guiné-Bissau uma NOVA geração para daqui a vinte ou trinta anos assumir a responsabilidade da nossa terra.
Jovens Guineenses serão então preparados para governar um dia.
Essa solução é humilhante mas é a única que salvará vidas e a nossa terra.

Se a Guiné-Bissau for bem administrada como será se ela estiver sob a tutela de um país nórdico, ela será capaz, com os seus recursos, de alimentar, educar as suas filhas e os seus filhos, mas também de pagar a sua Tutela. Através da Tutela, a Guiné-Bissau não precisará de ajuda financeira da «comunidade internacional», também conhecida em português como esmola.
Um povo que vive de esmolas é um povo SEM DIGNIDADE.

...... 29/Set. 2013 - Azibo Berta
(in: semana)

Sem comentários:

Enviar um comentário