COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ramos Horta e Rui Barros, viajam para Côte d’Ivoire

O Primeiro-ministro do Governo de transição da Guiné-Bissau, Rui de Barros, e representantes da comunidade internacional deslocaram-se nesta quarta-feira à Nigéria e Côte d'Ivoire para abordar o processo eleitoral no país, disse uma fonte governamental à agência Lusa. 

 

 

De acordo com a mesma fonte, Rui de Barros viajou na companhia de José Ramos-Horta, representante do secretário-geral das Nações Unidas, Ovídeo Pequeno, representante da União Africana, e Ansumane Cissé, representante da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental). 

Da Nigéria, Rui de Barros deverá seguir ainda nesta quarta ou quinta-feira para a Côte d’Ivoire, acrescentou a mesma fonte, sem precisar se os restantes representantes também o vão acompanhar.
As deslocações aos dois países africanos estão relacionadas com a preparação das eleições gerais na Guiné-Bissau, marcadas para 24 de Novembro. 
A CEDEAO determinou que o período de transição na Guiné-Bissau (iniciado na sequência do golpe de Estado de Abril de 2012) tem que terminar antes do final deste ano com a organização de eleições gerais.
As autoridades guineenses de transição têm repetido que querem realizar os escrutínios na data marcada pelo Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, mas que não têm dinheiro, que, dizem, foi prometido pela comunidade internacional.

Várias vozes da classe política, o Governo e o próprio Presidente têm admitido a possibilidade de as eleições serem adiadas por falta de verbas.
Na passada sexta-feira, o ministro da presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do Governo de transição, Fernando Vaz afirmou, em declarações aos jornalistas no parlamento, que ainda nem deu entrada nos cofres do Tesouro "um único centavo" do dinheiro prometido pela comunidade internacional para a organização das eleições.


Sem comentários:

Enviar um comentário