COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 9 de novembro de 2013

Agenda Africana - Africanos, em Paris, debaterão em Dezembro: Paz e Segurança

 



 Quarenta dirigentes africanos anunciaram que estarão presentes na cimeira sobre a paz e a segurança em África, organizada pela França nos dias 06 e 07 de Dezembro em Paris, seis outros foram considerados "persona non-grata", segundo a presidência francesa, citada pela AFP. 
Estarão igualmente presentes o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, os dirigentes europeus, Herman Van Rompuy e José Manuel Durão Barroso, assim como a presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini-Zuma. Os chefes de Estado que caíram nas malhas da justiça internacional e os que foram excluídos da União Africana, não foram convidados. 
Figuram entre os não convidados o presidente sudanês, Omar el-Béchir, que é objecto de um mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI), do Zimbabwe, Robert Mugabe, cujo país é atingido pelas sanções europeias e americanas. Os dirigentes dos seis países excluídos da UA constante na lista são a Guiné-Bissau, a República Centro-Africana, Madagáscar e o Egipto que não serão representados ao nível de chefe de Estado, precisou nesta quinta-feira o Eliseu (presidência francesa). 
Entretanto, o Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, perseguido pelo TPI foi convidado, que segundo Paris, por ter colaborado com esta jurisdição. O presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, estará ausente devido ao seu estado de saúde. 
A Argélia será representada pelo Primeiro-ministro, Abdelmalek Sellal. Anunciado em finais de Maio em Addis Abeba por François Hollande durante a 50º aniversário da criação da Organização de Unidade africana, rebatizada por União Africana em 2002, a cimeira será dominada pelas questões de defesa e de segurança. "A segurança de África, isto é assunto dos Africanos, isso que não impede que um país como a França ou que a Europa, vêm em apoio", havia então declarado o presidente francês. 
Essas questões serão objecto de uma primeira ronda a porta-fechada, a 06 de Dezembro, no decurso da qual a cimeira vai debruçar-se sobre as "ameaças transversais" que ameaçam a África, nomeadamente, o terrorismo, pirataria, fronteiras porosas ou tráficos, bem como a criação de uma força de intervenção rápida. 
 Os chefes de Estado e o governo examinaram , no segundo dia dos trabalhos, a parceria económica e o desenvolvimento, sobre a base de um relatório que deve ser entregue ao ministro francês das Finanças, Pierre Moscovici. 
 A cimeira encerrará após uma ronda sobre questões climáticas, nas perspectivas da Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas que será acolhida pela França em 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário