COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Capacitação de formadores em procedimentos eleitorais

O Chefe do sector dos Assuntos Políticos do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), Martinho Chachiua, apelou, esta quinta-feira, 28 de Novembro, ao «empenho» dos participantes da formação especializada em Procedimentos e Resolução de Disputas, realizada em Bissau.

 Os participantes da acção de formação que decorreu na capital guineense são integrantes da sociedade civil, de partidos políticos e da área dos media.

A iniciativa dirigiu-se a formadores e partiu do UNIOGBIS, em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), visando assistir a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

Os três módulos realizados, com a duração de dois dias cada, foram dedicados aos procedimentos eleitorais incidentes na Resolução de Disputas. O objectivo consistiu em assegurar um melhor entendimento do lado dos participantes, e contribuir para a prevenção de conflitos no calendário da consulta popular.

Ao todo, esta capacitação de formadores envolveu 130 beneficiários directos, a quem o Chefe do sector de Assuntos Políticos do UNIOGBIS,
Martinho Chachiua, apelou para «cumprirem o compromisso assumido de que tudo farão para disseminar os conhecimentos sobre os procedimentos eleitorais adquiridos».

«Devemos procurar garantir que todos os intervenientes no processo eleitoral tenham um entendimento comum sobre as regras, para que vejam, de facto, um único jogo sobre o tabuleiro político, e não vários e diferentes jogos em disputa», explicou.

A fase seguinte será os participantes começarem a difundir os conhecimentos adquiridos junto das respectivas organizações, com ênfase para os representantes dos media, a quem incumbe ainda a responsabilidade de informar a população sobre as boas práticas.


Sem comentários:

Enviar um comentário