COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Viagem de investigação à Guiné-Bissau

Acabamos de chegar da Guiné-Bissau, onde passamos alguns inquéritos para a nossa pesquisa e realizamos entrevistas de profundidade com atores que consideramos importantes na área da Economia Social e Solidária.

Este inquéritos e entrevistas fornecerão dados e estudos de caso para o Manual que será produzido no final do projeto com vista a promover o ensino destas áreas nas Universidades Europeias.

Tivemos o cuidado de analisar organizações de diferentes áreas de atuação (temáticas e geográficas) e com diferentes estatutos jurídicos – Associações, Cooperativas, Organizações Não Governamentais e mesmo grupos informais.

Foram estudadas as seguintes instituições:

Artissal – ONG de desenvolvimento local – região de Biombo http://www.artissal.org/
COAJOQ - Cooperativa Agropecuária de Jovens Quadros – região de Cacheu http://coajoq.org/

Rádio Sol Mansi – Rádio com estatuto de Associação, que iniciou como rádio comunitária, em Mansoa, e que agora tem cariz nacional. Foram entrevistados elementos do estúdio de Mansoa (região de Oio) e de Bissau http://www.radiosolmansi.org/

Tiniguena – ONG de desenvolvimento local – com sede em Bissau mas atuação na zona sul do país e nas Ilhas – http://www.tiniguena.org/

Foi ainda entrevistada uma representante de um grupo de mulheres que trabalha as questões da subsistência e do género através de atividades de costura e de transformação de produtos locais (compotas, sumos, etc.) recorrendo a um sistema de poupança e crédito mutualista denominado de “Abota”.

Agradecemos a todos os que nos receberam pela sua disponibilidade. As vossas informações são essenciais para provar que existem experiências alternativas e que estas funcionam, uma vez que ajudam a suprir necessidades dos seres humanos respeitando e valorizando os outros e o meio que nos rodeia.

(por:La Salete e Miguel)

Sem comentários:

Enviar um comentário