COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Comissão de Consolidação da Paz visitará G-Bissau em janeiro

Grupo da ONU acompanha o processo de estabilização do país africano de língua portuguesa e avaliará preparação para eleições; delegação será liderada pelo embaixador do Brasil Antonio Patriota.



(António Patriota)

Integrantes da Comissão das Nações Unidas para Consolidação da Paz (PBC, na sigla em inglês) visitarão a Guiné-Bissau em janeiro para acompanhar os planos de eleições gerais no país.
A delegação será liderada pelo embaixador do Brasil junto às Nações Unidas, Antonio Patriota. O país é responsável pela estratégia de configuração da paz na nação de língua portuguesa no oeste do África.

Novos Atrasos
Nesta entrevista exclusiva à Rádio ONU, Antonio Patriota, explicou o que espera da viagem, marcada para meados do próximo mês.
"Qual a contribuição que a PBC, na sua sigla em inglês, pode dar a um processo eleitoral e sobretudo pós-eleitoral. Nós esperamos que as eleições não sofram novos atrasos e que a cooperação internacional possa ser retomada no mais breve prazo. A Guiné-Bissau precisa de toda cooperação que puder obter tanto para a sua consolidação democrática como para lidar com a situação do setor de segurança e também para a criação de oportunidades econômicas e progresso social."

Data Exata
As eleições gerais na Guiné-Bissau estavam marcadas para o fim deste ano, mas foram adiadas para o primeiro trimestre de 2014. O pleito, no entanto, ainda não tem data exata para ocorrer.
Em novembro, o representante especial do Secretário-Geral em Bissau, José Ramos Horta, participou de uma sessão no Conselho de Segurança sobre a questão política no país lusófono.
Ramos Horta afirmou que apesar de melhorias no processo de estabilização, a Guiné-Bissau ainda sofre com casos de desrespeito aos direitos humanos que devem merecer a atenção do Conselho.
O país tem um governo de transição desde o golpe de Estado de 12 abril de 2012 que tirou do poder o presidente e o primeiro-ministro.

( Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.)

Sem comentários:

Enviar um comentário