COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"CANETAS, ENXADAS E ARMAS" - Dr. Carlos Gomes

"CANETAS, ENXADAS E ARMAS"

UNIDADE E DESENVOLVIMENTO EM LIÇÕES DE VIDA

 

É indiscutível o valor da escola convencional por que todos temos que passar, aqueles que não tiveram o infortúnio de serem abandonados na condição natural de ignorância, que nos é comum a todos quando nascemos. A escola da vida porém, sendo uma dádiva gratuita e universal, não deve ser desprezada, porque o seu valor também é indiscutível, como contribuição para a nossa aprendizagem e formação integral. Para qualquer um, o ideal é ter oportunidade e conseguir ser aluno atento em ambas as escolas, o que é sempre melhor que ter oportunidade ou ser atento só  numa delas, ou pior, não sê-lo em nenhuma delas.

Para a escola da vida não existem livros, nem alfabeto ou sistema de numeração e as lições não precisam sempre de ser recapituladas; e nem sempre há um professor disponível para ensinar ou para examinar o aprendido, porque nesta escola a oportunidade ou experiência de vida, a atenção, a observação, a análise e a conclusão do aluno, são fundamentais.

Parece ser no entanto que as grandes lições da escola da vida se associam com mais frequência às más experiências que às boas, embora de ambas se podem extrair matéria de aprendizagem. Se me perguntassem porque é que isso acontece, sem mesmo estar seguro da veracidade da minha resposta, diria: "devido a força do mal", só porque o que é mau já vem dentro de nós, ou se aprende e se consegue executar com maior facilidade.

O fazer mal, tal como o fazer errado, o destruir ou fazer com imperfeição requer menos esforço que os seus contrários que exigem muito. Para estar errada uma palavra escrita por exemplo, basta-lhe uma letra, mas é preciso todas as letras corretas para a palavra não estar errada. E se construir pode exigir conhecimento ou arte e por vezes  muitos anos de escola ou muito esforço, destruir não necessita de tanto para se levar a cabo. Também é indiscutível que é mais cómodo e dá menos trabalho a imperfeição do que a perfeição porque se a primeira dá liberdade para um ou mais defeito, a segunda exige rigorosamente zero defeito, o que implica muito mais esforço.

Recordo duma lição da escola da vida relacionada com uma má experiência que tive há muitos anos em Bissau, na altura em que ainda tinha 8 ou 9 anos de idade e estava no período de férias escolares que na Guiné coincide sempre com a época das chuvas, período em que é habitual muitos se aproveitarem para se dedicar a agricultura, inclusivamente a de pequeno cultivo no quintal. Eu, então sem pedir conselho a ninguém e acreditando ser capaz de fazê-lo com sucesso, decidi ensaiar a cultivar o milho numa parte do quintal da nossa casa.

Muito entusiasmado e sonhando com uma colheita de milhos bonitos, frutos do meu trabalho,  peguei por primeira vez na enxada com essa finalidade, preparei a terra para semear, lancei a semente do milho que passados alguns dias germinaram, e quando já davam pequenas folhas verdes fiquei ainda mais entusiasmado. Qual foi a minha frustração alguns dias depois quando vi umas galinhas que vieram e destruíram a minha lavoura. Toda a minha expectativa e o meu trabalho em vão por causa dumas galinhas invejosas. Paciência! A culpa foi minha porque não contava com isso devido a minha falta de experiência nesta matéria.

Passou esse ano e no seguinte não desisti do sonho de comer milho por mim cultivado e estando nas mesmas circunstâncias do ano anterior, acreditando ter aprendido a lição com a má experiência e ter solução para superá-la, enchi novamente o peito de entusiasmo e desta  vez, antes de lançar a semente do milho, arranjei material e fiz uma vedação, de maneira que as galinhas não pudessem entrar na minha horta e assim ia tudo nos conformes, as folhas do milho se despontaram e se desenvolviam aos olhos distantes das galinhas até que apareceram destas vez uns cabritos e carneiros ordinários e abusadores para deitarem abaixo a vedação que tanto me tinha custado fazer e comerem tudo outra vez. Que remédio! Posso culpar à quem, senão à mim mesmo mais uma vez?

Foi a minha segunda e última frustração na tentativa de cultivar o milho, porque nos anos que se seguiram não voltei a ter qualquer iniciativa do género. O esforço não compensado tinha dado lugar a desmotivação. O que é que se pode concluir destes acontecimentos? Foi tudo uma perda de tempo, ingenuidade, ignorância ou imprudência? Foram experiências desagradáveis que podem ocorrer a qualquer pessoa nas mesmas circunstâncias, mas que neste caso aconteceu à uma criança? Foram lições de vida ou lições para a vida? Concordo com tudo isso!

Mas se de todo o esforço do trabalho da lavoura não pude beneficiar nem de uma espiga de milho por causa daqueles "malditos animais" já não digo o mesmo da experiência e do que aprendi com a interpretação dos resultados e isso graças àqueles "benditos animais" que afinal não tinham nada contra mim, estavam apenas a satisfazer as suas necessidades de sobrevivência ao mesmo tempo que me estavam a dar uma oportunidade de assistir à uma lição de vida, cujo significado só mais tarde poderia compreender melhor.

Como as experiências más marcam muito e são fáceis de recordar, tendo a oportunidade de refletir sobre elas, numa fase de vida mais distante e com mais maturidade, pude compreender melhor que para o desenvolvimento de um trabalho e do seu fruto não basta o entusiasmo e a atividade, antes de mais, o conhecimento ou saber é fundamental e a segurança é determinante em todo o processo.

No caso da agricultura, se para além das atividades de semear, da rega e fertilização ou nutrição do cultivo,  importa ter conhecimentos sobre a qualidade da semente, as condições físicas e químicas do solo e as condições climáticas em que ela é praticada, não é menos importante a proteção contra as ameaças e destruições por animais, quando não por parasitas, pragas ou doenças e, no fim do processo, quando já os frutos estão à vista, torna-se também imperativo precaver-se de outros parasitas racionais ou irracionais, que não aparecem nunca no momento de cultivar, mas são os primeiros a aparecer quando o momento é de colheita e benefícios.

Pude concluir ainda com esta lição de vida que a ameaça pode não ser sempre a mesma, como me tinha acontecido; uma vez foram as galinha invejosas e defendendo-se delas, vieram os cabritos e carneiros ordinários e abusadores. As ameaças podem mudar de natureza ou de forma pelo que devemos ter isso em consideração para nos prepararmos melhor.

O desenvolvimento de um país tal como o desenvolvimento de uma planta necessita de conjugação ou melhor de união e harmonia destes três ingredientes: "saber, trabalho e segurança" que aqui simbolicamente traduzimos por "canetas, enxadas e armas" e que necessariamente têm que marchar juntas, de mãos dadas e passos acertados, em direção ao mesmo objetivo e guiados pelos mesmos princípios morais e éticos, em busca do desenvolvimento pretendido.    

Porque é que os países desenvolvidos ou com sérios propósitos de desenvolvimento investem muito e se empenham afincadamente na defesa, segurança e estabilidade interna? Qual é o país com este perfil que não confere alta prioridade à informação, educação e investigação científica e tecnológica como instrumentos de conhecimento e saber? Porque é que nestes países o investimento no trabalho, na sua organização, segurança e qualidade, são prioridades, independentemente do produto final ser para consumo interno ou para exportação? E é possível o desenvolvimento sem trabalho? A resposta a esta última pergunta é obviamente não, porque mesmo tendo todos os recursos naturais possíveis, há que dar-se pelo menos ao trabalho de explorá-los e controlá-los, para se poder  tirar benefícios deles. 

Não há desenvolvimento sustentável sem segurança, e tratando-se de um país a segurança implica, em primeiro lugar, uma estruturação lógica e capacitação do Estado com força e autoridade moral que o torne respeitável e respeitado pelos cidadãos. Neste aspeto a organização das forças militares e paramilitares e sua submissão ao poder político é de capital importância. Mas segurança para um país, em sentido lato, não se limita apenas ao papel reservado às forças militares e paramilitares, porque inclui também segurança alimentar, segurança sanitária e segurança social, ou seja, segurança nas diferentes fases ou situações de vida dos cidadãos.

A segurança vista portanto nesta perspetiva abrangente deixa claro que depende também da organização do Estado, do trabalho de toda a sociedade e dos recursos de informação, conhecimentos e saberes disponíveis. A necessidade da segurança tem de ser reclamada, a seu tempo e em todas as suas vertentes.   

Não pode haver desenvolvimento onde não há segurança e reina a insegurança ou instabilidade ou seja onde aqueles que trabalham não estão protegidos ou ainda onde o trabalho não culmina com a produção em quantidade e qualidade desejadas mas com a frustração.

Não pode haver desenvolvimento onde a educação, a informação, os conhecimentos e saberes não estão na primeira linha da segurança ou da defesa do território e dos cidadãos contra ameaças interna e externa que podem por em causa a estabilidade e o progresso da comunidade, tonando-a vulnerável à muitos males ou ameaças que, como já vimos, podem mudar de natureza e de forma.

Não pode haver desenvolvimento sustentável e seguro onde não é de todos a obrigação de participar na defesa e segurança do território ou onde o direito de participação na produção de bens e na distribuição da riqueza nacional não é extensivo à todos os sectores ou estratificações da sociedade.

Não pode haver desenvolvimento onde o trabalho não é organizado, desenvolvido e dinamizado a partir e na base dos progressos da informação e dos conhecimentos e saberes adquiridos, porque  sempre que o conhecimento e o saber não for valorizado e não tiver reflexo prático no trabalho,  vai com certeza haver pouca produtividade, mesmo que haja muita atividade.

Como o desenvolvimento é um processo na qual interagem diversos sectores, torna-se importante a  compreensão da forma como o desempenho de um sector pode influenciar o desempenho de outros sectores. Assim, um mau desempenho do sistema político pode condicionar instabilidade política e militar, desorganizar diversos sectores, travar os investimentos, deprimir a produção e fazer atrasar ou regredir a economia. Contrariamente, melhor organização e desempenho do sistema político e administrativo terá reflexos positivos no desempenho e equilíbrio de todos os demais sectores da sociedade e favorece a produção e a economia, além de ter uma contribuição positiva para a justiça, confiança e paz social. Melhor educação é contribuição fundamental para melhor saúde e melhor produção, maior consciência social e melhor intervenção política e social da população. Melhor saúde confere à população maior capacidade produtiva e melhor qualidade de vida. Melhor produção e melhor distribuição da riqueza nacional é garantia de melhores possibilidades para a educação, para a saúde e para a segurança social. Melhor organização e desempenho do sistema judiciário é imperativo para a preservação da ordem social, para o reforço da autoridade do estado, para a promoção da estabilidade social e de tudo o que dele depende.   

Pode haver desenvolvimento se o sistema político e administrativo tiver estruturação e funcionamento racionais, se for capaz de reunir consciência e mais-valias nacionais e se poder beneficiar de conhecimentos e saberes necessários para proporcionar à sociedade condições de paz, estabilidade, organização e justiça para que todos os demais sectores da sociedade  possam cumprir o seu papel.

Pode haver desenvolvimento se a educação, a informação e a comunicação forem priorizadas, se tiverem qualidade e se o acesso a elas for garantida à toda a sociedade no seu conjunto, sendo elas instrumentos de aquisição,  preservação e transmissão de conhecimentos e saberes, além de constituírem meios de formação da consciência nacional e motivação social.

Pode haver desenvolvimento se os sectores de saúde, da justiça e da defesa e segurança forem priorizados à altura das suas responsabilidades como sectores que estão na primeira linha da proteção da sociedade contra doenças, desordem social, violência, desestabilização e outras ameaças internas ou externas à integridade da nação. 

Pode haver desenvolvimento se o sistema produtivo e os restantes sectores da economia poderem beneficiar de organização, recursos e gestão adequados, se tiverem acesso à conhecimentos, saberes e informação avançados, se incluírem o máximo possível da população ativa e se lograrem produção e distribuição de rendimentos, de forma a assegurar pelo menos as necessidades da população em relação à alimentação, alojamento, saúde e segurança social.

Cabe ao sistema político e administrativo a responsabilidade de liderar ou orientar a sociedade na direção certa do desenvolvimento, tarefa pela qual lhe é exigido qualidade e capacidade de contribuir de forma decisiva ao restabelecimento da confiança e  motivação social, por via do exercício de identificação, análise e resolução de conflitos sociais e de outros fatores de bloqueio, de estagnação e de retrocesso do desenvolvimento.

Esta confiança e a motivação social que são indispensáveis para um desenvolvimento saudável, equilibrado e sustentável, exigem vigilância, prevenção e combate sem tréguas às pragas que podem minar o progresso de qualquer  sociedade, tais como: impunidade e cultura de violência, tribalismo, sectarismo, nepotismo, amiguismo, clientelismo, corrupção, peculato, promiscuidade de negócios privados com negócios estatais, tráficos ilícitos, intriga política,  fraude eleitoral, compra de consciência, desrespeito ou perseguição de adversários políticos, abuso de poder ou de autoridade, desobediência militar, desvalorização de competências, não reconhecimento do mérito, promoção do medo e da ignorância, fuga de capital, fuga ou emigração de cérebros, de quadros e de outros  trabalhadores qualificados, etc.

Na perspetiva destas linhas de pensamento, pode-se concluir que todos os cidadãos, filhos e amigos do nosso país são precisos e devem poder participar no seu desenvolvimento, pelo  que é fundamental que seja alcançada uma condição prévia - reconciliação e reformas genuínas - que  permita apaziguar e revitalizar a sociedade e possibilitar a conjugação, harmonização e coordenação destes três ramos do grande exército social para o desenvolvimento: "canetas, enxadas e armas".

Convido a todos a refletirmos em conjunto e a fazermos propostas construtivas em prol do nosso futuro e da nossa casa comum, porque as más experiências são também lições de vida e para a vida.


Carlos A. Gomes
Médico


( C/ a devida vénia, tomei a liberdade de reproduzir este texto para V. reflexão ) 



Sem comentários:

Enviar um comentário