COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

EMPRESA ESPANHOLA EXPULSA 600 PESSOAS DE SUAS TERRAS NA G-BISSAU

Uma empresa espanhola expulsa 600 pessoas de suas terras na Guiné-Bissau
Agrogeba , uma empresa dedicada à produção de arroz, cortou estradas e tem guardas armados para proteger suas áreas ocupadas
As comunidades afectadas afirmam que a terra pertence a eles, porque eles sempre a cultivaram.


"Você não pode entrar, a partir de agora estas terras pertencem à empresa espanhola Agrogeba " . A Djenabu Balde não vai esquecer o dia em que , juntamente com outras mulheres , ele descobriu que ele já não podia passar a terra arroz até então serviu-lhe para sobreviver e alimentar seus oito filhos.
Djenabu é uma das 600 pessoas desalojadas , agarrando Agrogeba terra dedicada à produção de arroz, tem em Bafatá ( Guiné-Bissau ) e tem sido corroborado por um relatório em 2012 pela Aliança de ONGs de Solidariedade com Oxfam Intermón . Quando em 2010 Agrogeba veio a esta área no interior da Guiné-Bissau , bloqueou o seu caminho nas estradas e contratou guardas rifle na mão para evitar que pessoas ou animais ou trazê-los novamente para atravessar a cultura do arroz .
Por um lado , as comunidades afetadas , apoiados pela ONG APRODEL locais , afirmam que a terra pertence a eles por causa de , historicamente, cresceu e Agrogeba forçou-os a mudar para lugares mais distantes e menos férteis . Por outro lado, a empresa argumenta que a terra é propriedade do Estado , que concordou com o Governo guineense e não tinha conhecimento de que a área estava sendo cultivada pelos locais previamente . Algumas comunidades tiveram que demitir-se e procurar outras terras. Outros, porém, resistiram e conseguiram dar uma forte e Agrogeba .
Os mais afetados por esta apropriação de terras são mulheres , porque eles são a maioria que foram dedicados a maneira tradicional de cultivo de arroz. "Agora , os deslocados , perderam a sua autonomia de homens", diz Keita Aua responsável APRODEL Segurança Alimentar .Condições de trabalho questionáveis
Com o advento da Agrogeba , o trabalho foi mecanizado e as pessoas que trabalham para a empresa são homens. Eles ainda têm um contrato. " Para mim, eu deveria folhas de pagamento , mudou-me sem meu salário pedindo arroz e eu só tinha que trabalhar temporariamente sem contrato. Eles não nos ajudam em tudo, eles não vendem arroz por causa da aparência não é agradável sear em vez de dá-la às famílias " , reclama Sirufo Pemba , ex-funcionários da empresa.
Agrogeba é cem por cento capital espanhola. Dois de seus quatro sócios são também Petromiralles Grupo S. L. , uma empresa dedicada às estações de gerenciamento e ter um processo aberto no Supremo Tribunal por lavagem de dinheiro , fraude fiscal e falsificação. Agrogeba começou em 2010 seu projeto de negócio na Guiné-Bissau com um investimento de 4.000.000 € e um subsídio pelo governo guineense 6.000 hectares. O acordo de venda agarrou-se à empresa dentro de Guiné-Bissau , no entanto , a empresa ultrapassou o preço de negociação concordou , vendendo mais caro do que o estipulado. O projeto está em um estágio inicial e da empresa, até o momento, está explorando uma fração.
Jaume Pons, é um parceiro do gerente da fábrica moinho de arroz em Bafatá . Chegou há quatro anos e diz que ele agiu " de boa fé " . O Governo ofereceu-lhes terra para o cultivo de arroz e estes foram abandonados e negligenciados e com a entrada dessas terras estão agora Agrogeba produtivo." Ele atirou a vaca porque já estavam cansados ​​"
Pons reconhece algumas das queixas que fazem as comunidades afetadas , e os guardas manter as vacas que vêm para a terra que tem servido a empresa . O agricultor que quer recuperar tem que pagar 40 mil francos CFA (cerca de 60 euros). Uma vez que um dos guardas atirou mesmo uma vaca que surgiu na terra e morto a tiros. O proprietário relatou o incidente ao tribunal eo caso está aberto . " Ele atirou a vaca porque estávamos cansados ​​dos animais a esgueirar-se por sobre a terra", justifica Pons .
Perto seu escritório está estacionado o avião com o qual Agrogeba fumigados terra . " Agrogeba implementou um modelo de produção industrial intensiva. Este modelo envolve o uso intensivo de fertilizantes de nitrogênio e muitos pesticidas , implementado principalmente por pulverização aérea " , o relatório assinala Partners in Solidariedade. Pons garante que os produtos utilizados para a fumigação são legais e que os funcionários devem usar luvas e manipular máscaras para proteger.
No entanto , as comunidades garantir que o uso de pesticidas está a afectar a sua saúde. Maimouna Balde é matrona e suas mãos foram vários casos de mulheres afetadas : " Os produtos químicos nuvens de mosquitos em movimento cortar para a área onde há mais pessoas , e que produz a malária . Nós também estamos tendo mais abortos em mulheres " , reclama.
A lista de reclamações é comunidades Agrogeba intermináveis ​​. Amadu Baldé , chefe de uma das aldeias , que a empresa prometeu construir uma escola e um centro de saúde . "Eu disse a eles, ninguém perguntou nada. Mas nem foi cumprido " . De Agrogeba , Pons reconheceu que era verdade que eles ainda não construiu nada que prometeu à população em compensação por sua chegada : "Nós não ter recuperado o investimento e agora não temos dinheiro para fazer um trabalho social. "


Sem comentários:

Enviar um comentário