COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Guiné-Bissau sem correios para o resto do mundo desde o fim dos voos da TAP

 
 

A Guiné-Bissau não recebe nem pode enviar correio para o resto do mundo desde o fim dos voos diretos da TAP, a 11 de dezembro, disse hoje à agência Lusa o presidente e diretor-geral da empresa pública postal, Lino Silva. 


"Há 13 caixas de correspondência acumulada no aeroporto" a que se juntam "outras duas" no edifício dos Correios da Guiné-Bissau (CGB) e os volumes crescem a cada dia que passa.
Segundo o responsável, em Lisboa acumulam-se também encomendas, que incluem medicamentos e documentos.
Parte do correio oriundo de Portugal chegará a Bissau num cargueiro que já deixou Lisboa e que deverá atracar no porto guineense no domingo, sublinhou Lino Silva.
Todas as cartas e encomendas com todo o tipo de materiais circulavam entre Bissau e Lisboa nos três voos semanais da transportadora aérea portuguesa, explicou aquele responsável.
Era também a partir da capital portuguesa que era reexpedida toda a correspondência guineense destinada ao resto do mundo.
Segundo Lino Silva, os CGB já contactaram outras linhas aéreas (Air Senegal e Royal Air Maroc) em busca de uma alternativa, mas "ainda não houve respostas". 

Conceição Carvalho, técnica de laboratório no Hospital Simão Mendes, em Bissau, deixou de receber reagentes e outros materiais hospitalares para fazer análises clínicas necessárias para tratar doentes.
A empresa portuguesa fornecedora "não consegue enviar nada: os correios não se comprometem" a entregar as mercadorias em Bissau.
"Estamos a trabalhar com o que temos em armazém, quando se acabar temos um problema", sublinhou. 

Num dos países mais pobres do mundo, o principal drama é de quem "recebia medicamentos pelos correios", enviados por familiares portugueses, acrescenta Conceição Carvalho.
A Farmácia Moderna, que trabalha exclusivamente com medicamentos oriundos de Portugal, recorria ao serviço de transporte aéreo e regista um atraso que chega a mês e meio na reposição de alguns produtos.
"Ao virem de barco demoram muito mais tempo" o que provoca uma "rutura com algumas consequências, que podem ser graves, dependendo da situação clínica das pessoas que os compram", explica o proprietário, Pedro Abreu.
Antes, até era possível receber medicamentos urgentes em poucos dias, graças aos três voos semanais da TAP, agora, outras companhias aéreas dão prazos demasiado vagos, "até um mês ou dois", para fazer entregas em Bissau. 


Sem comentários:

Enviar um comentário