COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 19 de janeiro de 2014

Pombal - Portugal. “Afectos com Letras” regressou da Guiné-Bissau

‘XI Missão Solidária’ levou 20 toneladas de ajuda humanitária a crianças guineenses


Pombal 97 fm / Solidariedade – Através da ‘XI Missão Solidária Natal com Afectos 2013’, a associação “Afectos com Letras”, sedeada em Pombal, levou, até à Guiné-Bissau, 20 toneladas de ajuda humanitária. 
A equipa de voluntários desta Organização Não Governamental, liderada pela pombalense Joana Benzinho, teve que ultrapassar “algumas dificuldades logísticas, relacionadas com a suspensão da única rota directa que liga Bissau a Lisboa e que era assegurada pela TAP”. Por isso, o voo para Bissau teve escala em Dakar.
Após tratadas as burocracias alfandegárias, o contentor com a referida ajuda foi descarregado e, posteriormente, dividido em lotes, consoante o destino previamente definido.
Para a creche de Varela, seguiram material didáctico, massas, arroz, bolachas, enlatados, roupa, calçado e brinquedos, que vão aconchegar o ano de 2014 das 75 crianças que, actualmente, frequentam a creche. Para Djoló, foram enviadas dezenas de caixas com alimentos, brinquedos, material escolar, roupas e calçado, destinadas às 125 crianças apoiadas pela associação.
No Hospital Nacional Simão Mendes foi, à semelhança do ano passado, promovida uma festa, destinada às crianças internadas no serviço de Pediatria que, assim, puderam viver uma tarde de alegria, apesar das circunstâncias e das condições de saúde que lhes impõem um internamento hospitalar. Os músicos Demba Baldé, Miguelinho e Klim Mota associaram-se, mais uma vez, à “Afectos com Letras” e garantiram a animação musical da festa.
Um contentor de 20 pés, com material escolar, livros didácticos, roupa, brinquedos, calçado e os livros para a futura Biblioteca de Pecixe, chegou a esta ilha, com 6500 habitantes, “e onde pouco ou nada há, a não ser uma agricultura e uma pesca generosas que alimentam e sustentam quem ali vive. Para se chegar a Pecixe as dificuldades são a somar, pois não há um cais para os barcos, as marés limitam o tempo em que se pode navegar e a piroga que nos transporta nem sempre está disponível”, conta Joana Benzinho.
Em Pecixe, os voluntários visitaram a casa do Régulo, entidade tradicional máxima da ilha, o qual referiu a importância da educação e as dificuldades que enfrentam as 1456 crianças da localidade, que estudam em condições bem difíceis.
“Até á Escola do Quelelé, levámos presentes para as crianças. Ali ouvimos um sentido entoar do hino nacional com a mão no peito e o orgulho de serem guineenses”. O Cônsul de Portugal na Guiné-Bissau, Salvador Pinto da França, acompanhou a comitiva nesta visita e conheceu de perto o projecto de construção da nova escola do Quelelé, a cargo da “Afectos com Letras”.
O Cônsul acompanhou, ainda, os voluntários, numa visita à escola de Djoló, “onde entregámos os montantes necessários para pagar o salário das 6 professoras durante o ano de 2014”.
De novo em Varela, foram entregues, no Centro de Saúde local, 5000 preservativos e 300 kits de parto para servir a população e, ao Hospital Simão Mendes, em Bissau, foram oferecidas duas cadeiras de rodas para utilização no serviço de ortopedia e nos cuidados intensivos, para além da doação de vários volumes com medicamentos à ONG AIDA que apoia os doentes carenciados ali internados. Também foram fornecidos produtos de limpeza ao hospital.
“Nesta ‘XI Missão’ fomos conhecer o Centro de Acolhimento Bambaran que recebe órfãos, crianças infectadas com o vírus HIV, com deficiências várias ou apenas abandonadas pelas famílias. Vivemos, de novo, uma tarde de muitos afectos, abraços e grande emoção por poder partilhar, com eles, alguns momentos de genuína felicidade ao receberem os presentinhos e as roupas que lhes levámos”, diz Joana Benzinho.
“Regressámos com a sensação que muito mais há por fazer. Demos o nosso melhor e foi muito bom ver juntarem-se a nós pessoas que, vivendo e trabalhando em Bissau, acreditam no nosso trabalho e deixaram o seu conforto para se juntar à equipa de voluntários, a carregar e descarregar caixotes. Gente que quis fazer parte deste sonho de mudar o amanhã das crianças guineenses”, conclui a principal responsável pela associação de Pombal. 




Sem comentários:

Enviar um comentário