COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Comunicado Final da XII Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores da República de Cabo Verde, da República de Moçambique, da República Portuguesa, da República Democrática de São Tomé e Príncipe, da República Democrática de Timor-Leste, o Secretário de Estado das Relações Exteriores da República de Angola e o Subsecretário-Geral Político para a África e Oriente Médio da República Federativa do Brasil reuniram-se em Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sob a Presidência de Moçambique, em Maputo, no dia 20 de Fevereiro 2014.

 

COMUNICADO FINAL


Estiveram também presentes, como convidados, o Ministro das Relações Exteriores e Cooperação da Guiné-Equatorial, na qualidade de Observador Associado; e o Representante da União Africana na Guiné-Bissau.

O Conselho de Ministros reunido, na sua XII Sessão Extraordinária, presidido por S. Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique:

1. Sobre a situação política da Guiné-Bissau, e após congratular-se com o início de funções do Representante Especial da CPLP na Guiné-Bissau, tomou nota do seu relatório, bem como do relato verbal do Representante da União Africana na Guiné-Bissau e do relatório do Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, que dão conta dos avanços registados no processo eleitoral e das dificuldades que persistem.

Notou que a situação política na Guiné-Bissau continua a inspirar forte preocupação. Incidentes graves e a contínua impunidade demonstram a fragilidade das instituições guineenses e do Estado de Direito no país.

Saudou a conclusão do recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau, que constitui um passo importante para realização das eleições e consequente normalização política, social e institucional do país.

Instou as forças vivas da República da Guiné-Bissau a envidar todos os esforços para a realização de eleições - já mais de uma vez adiadas – no prazo mais exíguo possível, com vista à restauração, com a máxima brevidade, da ordem constitucional e ao início de um novo ciclo que permita materializar as reformas necessárias ao desenvolvimento do país.

Ressaltou os esforços empreendidos pela Comunidade e seus Estados membros no apoio ao processo eleitoral na Guiné-Bissau.

Manifestou a disposição de envio de uma Missão de Observação Eleitoral à Guiné-Bissau, o que demonstra o empenho da CPLP em contribuir para o sucesso do processo eleitoral e para a sua credibilização interna e externa.

Saudou os esforços de todos os partidos políticos na promoção de um clima favorável à realização de eleições livres, transparentes e participadas, conducentes à restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau.

Reiterou a importância da cooperação da CPLP com os parceiros internacionais, nomeadamente a CEDEAO, a União Africana, a União Europeia e as Nações Unidas; e apelou ao seu aprofundamento, tendo em vista a garantia da estabilidade do país após o período eleitoral.

Reafirmou o papel relevante que a CPLP, em coordenação com os parceiros internacionais da Guiné-Bissau, poderá vir a desempenhar na concessão de apoio técnico às futuras autoridades legítimas do país, bem como a necessidade urgente de um encontro de trabalho entre o Secretariado Executivo da CPLP e a Comissão da CEDEAO, de modo a coordenar as acções das organizações no apoio ao processo de restauração da ordem constitucional e lançamento das bases para o desenvolvimento económico e social.

2. Sobre o processo de adesão da Guiné Equatorial à CPLP, e após a apresentação do relatório pelo Secretário Executivo, bem como a intervenção do Ministro das Relações Exteriores e Cooperação, Agapito Mba Mokuy, o Conselho de Ministros registou, com agrado, os avanços recentes ocorridos na implementação do Programa de Adesão, encorajando o país candidato a consolidar esses passos, de modo a garantir a obtenção de resultados efetivos e que se projectem no futuro.

Congratulou-se, em particular, com o anúncio da adoção de uma moratória da pena de morte, com efeitos imediatos, medida que permitirá à Guiné Equatorial aproximar-se, muito significativamente, do núcleo de princípios fundamentais em que assenta a CPLP, tendo tomado a decisão de recomendar à próxima Conferência de Chefes de Estado e de Governo, de Díli, a adesão da Guiné Equatorial como membro de pleno direito da CPLP.

3. Aprovou, por meio de Resolução, o Plano de Ação de Lisboa (PALis), resultante da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que decorreu em Lisboa, entre 29 e 31 de outubro de 2013, e que deu ênfase aos temas da língua portuguesa na ciência, inovação e economia criativa, além de ter aprofundado outros temas anteriormente tratados pela Conferência de Brasília.

Recomendou à X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, a ter lugar em Díli, em julho de 2014, a adoção do Plano de Ação de Lisboa (PALis), o qual, juntamente com o Plano de Ação de Brasília (PAB), define estratégias globais para a promoção e a difusão da língua portuguesa; e apoiou a recomendação de realização, num prazo de três anos, da III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.

4. Aprovou, ainda, as resoluções sobre “A Criação e Institucionalização da Reunião de Ministros da Energia” e sobre “O Orçamento de Funcionamento do Instituto Internacional da Língua Portuguesa para 2013”.

5. Saudou o lançamento da Campanha da CPLP “Juntos contra a Fome!”, pelo Senhor Primeiro Ministro da República de Moçambique, que visa a mobilização de recursos para atividades a desenvolver no quadro da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), consagrando na CPLP o Direito Humano à Alimentação Adequada e o compromisso com erradicação da fome no espaço comunitário até 2025.

6. Congratulou-se e associou-se à recente homenagem feita pela União Africana a Cabo Verde e a São Tomé e Príncipe decorrente dos avanços significativos alcançados na luta contra a malária.

Os Ministros agradeceram as excelentes condições criadas pela Presidência moçambicana para a realização desta Reunião.



Maputo, 20 de fevereiro de 2014





Sem comentários:

Enviar um comentário