COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O mundo do trabalho e o jovem africano


O desemprego dos jovens e o subemprego estão entre as principais barreiras para o desenvolvimento na África Ocidental, dizem os especialistas. 


Não só a exclusão dos jovens do mercado de trabalho perpetuar ciclos geracionais de pobreza, ele também rompe a coesão social e pode ser associado com níveis mais altos de criminalidade e violência entre a juventude ociosa.

"Um trabalho decente e produtivo [não só] contribui para o indivíduo alcançar fundamental e bem-estar familiar, mas também contribuindo para objectivos mais amplos da sociedade, tais como a redução da pobreza, o crescimento da produtividade geral da economia e da coesão social", disse Diego Rei , o conselheiro regional sénior no emprego dos jovens na África da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No mundo todo, cerca de 73 milhões de jovens - definidos como aqueles com idades entre 15 e 24 anos - foram incapazes de garantir o trabalho em 2013, segundo a OIT. A taxa de subemprego é difícil de medir, mas especialistas dizem que é provável que outros milhões tenham empregos de trabalho para os quais são extremamente qualificadas ou então recebendo salários abaixo da média.


Na África Subsariana, a taxa de desemprego dos jovens ronda os 12 por cento. Embora este seja um pouco menor do que a taxa de desemprego juvenil global de 12,4 por cento, a região Africano tem maior taxa mundial de pobreza de trabalho - as pessoas que estão empregadas mas que ganham menos de EUA $ 2 por dia. Apesar de ser a geração mais educada da África a emergir das escolas e universidades, a juventude em África é duas vezes mais com a probabilidade de estar desempregados, quando ele ou ela se torna um adulto, de acordo com a OIT.
"Aqui na África, nós temos essa ideia de que se eu estou aprendendo, eu tenho que trabalhar no futuro", disse o Mamadou Diene. "Mas, em vez. Só temos um número muito pequeno deles que são empregados. É um problema real." A forma de exclusão social

Em um relatório final de 2013 sobre a inclusão social, o Banco Mundial considera o desemprego dos jovens a ser uma forma de exclusão social, em particular nos países em desenvolvimento: ela dificulta e desagrega o papel dos jovens na sociedade e no desenvolvimento de seus países, e isso reduz a seu bem estar.
Não ser capaz de encontrar um bom, um trabalho de qualidade no início é estressante e desestimulante para os jovens, diz o Banco Mundial e a OIT. Quando os jovens não encontram trabalho, o risco de desemprego como adulto aumenta, assim como a sua chance de receber baixos salários mais tarde na vida, de acordo com um relatório 2014 do Banco Mundial sobre o emprego dos jovens.
Não existe uma relação específica entre o desemprego e a violência ou crime, observam pesquisadores do Banco Mundial, mas os jovens desempregados são desproporcionalmente mais propensos a cometer crimes quando uma série de outros factores, tais como redes de apoio fracos, também estão presentes.

As mulheres jovens na África subsariana estão numa situação de desvantagem na procura de emprego, como eles geralmente têm menos acesso à educação de qualidade e saúde em comparação com seus pares masculinos.
Milhões de empregos produtivos terá de ser criado para incluir os cerca de 11 milhões de jovens africanos que se espera venham a ingressar no mercado de trabalho a cada ano durante os próximos 10 anos, diz o Banco Mundial no seu relatório.


Crescimento em relação empregos.
Muitos países africanos têm registado altas taxas de crescimento económico nos últimos anos, mas isso não se traduziu em novos empregos.
Isto é em parte porque a maior parte do crescimento nos países da África subsariana ao longo da última década tem sido impulsionado pelas indústrias extractivas - petróleo, gás e minerais - diz Deon Filmer, economista principal no Grupo de Pesquisa do Banco Mundial e co-autor do relatório da organização. "Embora essas indústrias geram saída e as receitas que são reflectidas no crescimento do PIB, não são particularmente grandes criadores de emprego."
O número de empregos criados nesses sectores, em relação às saídas e receitas, é muito menor do que na indústria orientada para a exportação, acrescentou.
Além disso, o ritmo de crescimento para o salário-emprego não pode manter-se com o crescimento da população: a África tem o maior "aumento de jovens"
No mundo, o número de jovens é esperado um crescimento de 42,5 milhões entre 2010 e 2020, diz o Banco Mundial. Mesmo em países como Gana e na Tanzânia, onde o número de empregos de salário cresceu em cerca de 10 por cento, o aumento não é suficiente para absorver todos os novos operadores no mercado de trabalho.
E com quase a metade da população actual Africano sob a idade de 14 anos, o problema é só esperar que venha a piorar.


A agricultura nas relações internacionais.
O director da Unidade de Análise de Política Económica para a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) Comissão, Felix Fofana N'Zue, disse à IRIN uma das razões para que muitos jovens estão sendo excluídas do mercado de trabalho é uma incompatibilidade entre as suas competências e exigências do mercado.
"A África não foi capaz de formar pessoas para suas necessidades", disse ele. "Em vez disso, ele vem treinando jovens africanos para satisfazer ou atender as necessidades de outras pessoas."
No Senegal, por exemplo, ele explicou que o sector agrícola emprega quase 80 por cento da força de trabalho, mas que a maioria dos graduados universitários participantes do estudo, tais como a economia, as ciências humanas e as relações internacionais.
N'Zue disse que, enquanto estes campos são importantes, tais graus deixar os jovens ou vivem na África desempregados ou subempregados ou migrar para lugares como os EUA ou a Europa.
"Assim que começar a treinar as pessoas com as habilidades necessárias para os trabalhos de que precisamos para criar e preencher, que é quando os jovens tornam-se um recurso valioso para a força de trabalho", disse ele.

Flaubert Mbiekop, o oficial do programa para a política económica e social do Centro de Pesquisas (IDRC) Desenvolvimento Internacional e, concordou.
"Com relação ao desemprego entre os jovens, uma das questões que temos vindo a olhar para o aparente descompasso entre as qualificações dos jovens têm e as expectativas dos empregadores no mercado de trabalho", disse ele.
Mas vai ser difícil convencer a pequena minoria de jovens que frequentam a universidade para renunciar estudo em campos pensados para levar a profissões mais lucrativas - como finanças, gestão, direito e medicina - em favor de estudar agricultura e da agricultura.

"Vemos muitos jovens provenientes de zonas rurais, esperando que eles irão desfrutar de uma vida melhor, um trabalho melhor na cidade, mas que não é necessariamente o caso", disse Mbiekop. "Então a questão é: como podemos tornar o sector agrícola atraente para a juventude Como podemos obtê-los interessados em um sector que ainda não está bem desenvolvida em muitos países africanos, mas tem tantas oportunidades?"



Os alunos precisam de crédito "O desemprego juvenil não é um problema.
Temos que olhar tanto a dimensão do capital humano - o que os jovens trazem para o seu trabalho, suas habilidades, e assim por diante, bem como o ambiente de negócios que é propício para o trabalho produtivo ou não , propício para empresas competitivas arranque ou não ", disse Filmer.

Mas não é o suficiente para que os governos e o sector privado para criar mais postos de trabalho voltadas para os jovens - seja na agricultura, indústria ou as indústrias de recursos naturais. O acesso à educação de qualidade também precisa melhorar, ao lado de um foco no desenvolvimento de habilidades com estágios e oportunidades de estágio.

Os jovens também precisam de mais acesso a crédito, disse ele.

"Se olharmos para a questão da inclusão financeira, existem muitos [jovens] trabalhadores que operam o seu próprio negócio, mas o acesso ao crédito, para ser capaz de comprar produtos, está faltando", disse Filmer. "Por isso, precisamos de reformas para permitir que os jovens tenham acesso aos mercados financeiros."
Suporte pode vir de várias formas, desde a criação de grupos de poupança a nível da aldeia para a utilização de novas tecnologias financeiras, como o dinheiro móvel. Ambas as abordagens se envolveram jovens, puxando-os para os mercados financeiros e permitindo-lhes iniciar seus próprios negócios.
O acesso ao espaço de trabalho e terra também é importante, especialmente para as mulheres, que muitas vezes são negados os direitos à terra.


"Vemos que o acesso à terra para os jovens em áreas rurais, por exemplo, e espaço para operar um negócio em áreas urbanas são limitações reais, e os jovens são realmente excluídos desses mercados", disse Filmer.
Rei da OIT disse que as intervenções no mercado de trabalho, tais como a criação de incentivos para os sectores privados para contratar jovens, proporcionar aos jovens com informações sobre ofertas de emprego e perspectivas de carreira, e assegurar que os processos de recrutamento são transparentes e não discriminatórias, também irá percorrer um longo caminho para ajudar a garantir que mais jovens estão incluídas na força de trabalho. 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário