COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Situação política na Guiné-Bissau continua a suscitar «forte preocupação»

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, reunidos hoje em Maputo, consideraram que a situação política na Guiné-Bissau continua a suscitar «forte preocupação» e que a persistência de graves incidentes «prova a fragilidade do Estado de Direito». 
 
Segundo o comunicado final da reunião, o conselho de ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) instou «as forças vivas da Guiné-Bissau a envidar todos os esforços para a realização das eleições - já mais de uma vez adiadas - no prazo mais exíguo possível, com vista à restauração, com máxima brevidade, da ordem constitucional».

A organização manifestou disponibilidade para enviar uma missão de observação eleitoral à Guiné-Bissau, considerando que esse gesto «demonstra o empenho da CPLP em contribuir para o sucesso do processo eleitoral e para a sua credibilização interna e externa».

O documento refere que a CPLP se reafirmou como «relevante» para poder prestar apoio técnico «às futuras autoridades legítimas do país».
A CPLP declarou igualmente «urgente» a necessidade de um encontro entre o seu secretariado executivo e a Comissão da CEDEAO (Comunidade de Estados da África Ocidental), de modo a coordenar ações no apoio ao processo de restauração da ordem constitucional e lançamento das bases para o desenvolvimento económico e social.

Sem comentários:

Enviar um comentário