COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 20 de março de 2014

Ataque à corrupção

“A corrupção ataca todos, até mesmo os corruptos”, afirmou o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Rafael Franzini, durante o Seminário Internacional de Combate à Corrupção.


Sob o tema “O papel dos órgãos de Estado no combate à corrupção”, os participantes do debate discutiram a efetividade das leis e mecanismos disponíveis atualmente para combater o crime, destacando a importância da Convenção da ONU contra a Corrupção.

Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Franzini afirmou que a corrupção é um crime que atinge a todos por representar o maior obstáculo ao desenvolvimento económico e social no mundo, contribuindo para a instabilidade e a pobreza, desencorajando investidores e prejudicando a criação de pequenos negócios, além de corromper as instituições democráticas e ameaçar o Estado de Direito.

De acordo com algumas estimativas, a cada ano, 1 trilhão de dólares são gastos em subornos e cerca de 2,6 trilhões de dólares são desviados pela corrupção. Esta soma equivale a mais de 5% do PIB mundial.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a quantia de fundos desviados pela corrupção nos países em desenvolvimento é 10 vezes superior ao destinado à assistência oficial para o desenvolvimento.

Ele ainda ressaltou a importância de aumentar a visibilidade desse crime, por meio de iniciativas como o Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro.


(Com informações do UNODC e da Agência Câmara Notícias)


Sem comentários:

Enviar um comentário