COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 21 de março de 2014

Catió vai ter melhor acesso à água potável

Foi hoje lançado o projecto de reabilitação do sistema de distribuição de água potável em Catió, na região de Tombali, no sul da Guiné-Bissau. A iniciativa vai permitir que os cinco mil habitantes da cidade de Catió deixem de estar privados de água potável.

A União Europeia e a Unicef lançaram hoje o projecto de reabilitação da rede de distribuição de água potável em Catió, na região de Tombali, no sul da Guiné-Bissau. O objectivo é permitir um melhor acesso à água potável e ao saneamento básico. A iniciativa vai beneficiar "cerca de cinco mil pessoas que são os habitantes de Catió e que estão privados de água potável há muitos anos", descreve o Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Guiné-Bissau, Abubacar Sultan.



O projecto vai permitir, também, combater doenças como a cólera. Esta região é uma das mais afectadas por epidemias e surtos de cólera, essencialmente transmitidos através da água potável e de alimentos contaminados.

Por outro lado, a iniciativa prevê a reabilitação da rede de distribuição de água potável através de fontanários, com a possibilidade de realizar, no futuro, ligações domiciliárias em Catió. Também está prevista a reabilitação do sistema de captação e bombeamento de água com base em energia solar. Uma associação local vai promover a mudança de comportamento colectivo no que toca às regras de higiene e manuseamento da água.

Esta reabilitação é financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, com 91 mil euros, e pela UNICEF, com 30 mil euros. Por enquanto, a Unicef mostra-se reticente quanto à extensão desta iniciativa a outras zonas do país devido à falta de meios. Dados da Unicef indicam que, em 2010, na Guiné-Bissau, apenas 66 por cento da população tinha acesso à água potável (84 por cento as zonas urbanas e 53 por cento as zonas rurais).
(RFI-  Carina Branco)






Sem comentários:

Enviar um comentário