COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 27 de março de 2014

CEDEAO - Conselho de Ministros aprova estratégia de segurança marítima

O ministro das Relações Exteriores cabo-verdiano indicou, por outros lado, que os 15 chefes da diplomacia oeste-africanos abordaram também as situações na Guiné-Bissau e Mali, bem como o estado do processo relativo aos Acordos de Parceria Económica (APE) entre a CEDEAO e a União Europeia (UE).


"Debruçámo-nos sobre aspetos políticos e de segurança, como a situação no Mali e na Guiné-Bissau, mas o importante é que foi aprovado o projeto estratégico de segurança marítima, precisamente para combater a pirataria marítima, que preocupa os países da região", referiu.
Sobre a Guiné-Bissau, Jorge Borges disse que o Conselho de Ministros lançou um apelo à realização das eleições gerais (presidenciais e legislativas) de 13 de abril, que a CEDEAO irá acompanhar.
"Mas o importante foi o apelo e a decisão da CEDEAO de acompanhar a Guiné-Bissau na fase pós eleições, para garantir a efetivação das reformas em curso, principalmente na área social e económica", explicitou.
Mais aprofundada foi a questão da situação no Mali, em que os "15" defenderam uma estratégia conjunta com o Governo "legítimo e eleito" maliano para manter a integridade territorial em todo o país, estendendo a autoridade do Estado ao norte, para o que foi pedido ao executivo que apresente uma plataforma negocial.

"É uma situação que nos preocupa porque continua a ser uma zona de trânsito de todo o tipo de tráfico", acentuou, salientando a necessidade de haver uma resposta "consensual e articulada" para garantir a segurança no norte do país.
"Também falámos da integração regional e passámos em revista o estado dos acordos assumidos com a UE relativamente aos APE, que era o elemento mais importante até agora para justificar a integração regional", salientou.
Na segunda-feira, a UE confirmou um apoio de 6,5 mil milhões de euros aos países oeste-africanos no quadro do Programa de Desenvolvimento do Acordo de Parceria Económica (PAPED) com a África Ocidental para 2015/20, montante que vai "melhorar consideravelmente" os fluxos comerciais e de investimento para a sub-região.

Os APE visam reforçar as economias da África Ocidental, alargando a gama de bens produzidos e exportados e reforçando as trocas comerciais inter-regionais entre o Benim, Burquina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Togo, bem como a Mauritânia, que abandonou a organização.
Cabo Verde estará representado na cimeira, na sexta-feira e no sábado, pelo primeiro-ministro José Maria Neves, que inicia, depois, uma visita oficial de dois dias à Costa do Marfim.



Sem comentários:

Enviar um comentário