COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 20 de março de 2014

Parceiros internacionais reúnem no UNIOGBIS

Os parceiros internacionais da Guiné-Bissau reuniram esta terça-feira, 18 de Março, no Gabinete das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (UNIOGBIS), para discutirem o processo eleitoral em curso no país. O PUNUD e a CEDEAO informaram que não há lacunas no financiamento das eleições Gerais de 13 de Abril.


A reunião foi presidida pelo Representante Especial do Secretário- Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, José Ramos- Horta, que revelou a apresentação pelo Gabinete de Apoio Técnico para o Processo Eleitoral (GTAPE) da lista de eleitores à Comissão Nacional de Eleições (CNE), que inclui 775,508 pessoas inscritas, 94 % do previsto.

José Ramos-Horta agradeceu mais uma vez a todos os parceiros internacionais pelo apoio dado, até agora, ao processo eleitoral na Guiné-Bissau.

O vice-representante do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) explicou que o apoio da sua organização à CNE consiste em três frentes: a assistência técnica, a educação cívica e a Logística. De acordo com Gabriel Dava, a maior parte do material de votação fretado pelo PNUD está disponível na CNE. De acordo com as suas projecções, o material remanescente e todos os «kits» de votação serão exibidos em todas as assembleias de voto a 12 de Abril.

Sobre o financiamento do processo eleitoral, Gabriel Dava disse não haver qualquer lacuna, informação confirmada pelo Representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Ansoumana Cisse.

Estamos a fazer tudo para o sucesso das eleições na Guiné-Bissau», referiu Ansoumana Cisse.

A 26 de Fevereiro, o Conselho de Segurança emitiu um comunicado de imprensa sobre a situação na Guiné-Bissau após o briefing realizado pelo Representante Especial da ONU e pelo Presidente da Comissão da ONU para a Construção de Paz na Guiné-Bissau, o embaixador António de Aguiar Patriota.

«Os membros do Conselho de Segurança incentivam todos os intervenientes nacionais a manterem a dinâmica iniciada com o processo de registo e a trabalharem para a realização das eleições em tempo útil, bem como renovar o seu compromisso de garantir um ambiente propício nas últimas semanas antes das eleições. Os membros do Conselho de Segurança agradecem aos parceiros internacionais da Guiné-Bissau pelas suas promessas de apoio financeiro e técnico ao processo eleitoral (…)», refere o documento saído da reunião.


Sem comentários:

Enviar um comentário