COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 19 de março de 2014

Timor-Leste apela à comunidade internacional para apoiar a Guiné-Bissau

Timor-Leste apelou hoje à comunidade internacional para participar no reforço dos setores da Defesa e da Segurança na Guiné-Bissau perante a assembleia da União Interparlamentar (UIP), que decorre em Genebra.


"É necessário que a comunidade internacional se envolva e procure os recursos necessários para que após as eleições sejam implementados programas de ajuda, nomeadamente na reforma do setor da defesa e da segurança", declarou o chefe da delegação timorense na UIP e presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, da Defesa e da Segurança Nacional de Timor-Leste, David Ximenes.

Guiné-Bissau que tem vivido regularmente crises e as eleições gerais, marcadas para 13 de abril marcam o fim do período de transição que se seguiu ao golpe de Estado de 12 de abril de 2012.

David Ximenes criticou os países e organizações ocidentais que "preocupam-se demasiado com a realização de eleições, descurando ou menosprezando os programas de desenvolvimento e de fortalecimento institucional subsequentes", considerando que esse é "um dos grandes problemas que têm contribuído para os conflitos no mundo".

O deputado explicou que os problemas das populações mais desfavorecidas e carenciadas não são se resolvem simplesmente com eleições, mas através de programas de desenvolvimento.

O representante de Timor-Leste na UIP conclui esta intervenção sobre a Guiné-Bissau, reiterando o apoio de Timor-Leste na estabilização do país e no restabelecimento da ordem constitucional.

Baseada em Genebra, a União interparlamentar (UIP) reúne-se duas vezes por ano e pretende promover, entre outros, os direitos humanos, a democracia e a diplomacia parlamentar.

A UIP é a organização internacional mais antiga e celebra o seu 125.º aniversário este ano.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário