COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 21 de março de 2014

Timor-Leste diz que eleições na Guiné-Bissau são importantes para novo acordo do G7+

A ministra das Finanças Emília Pires disse ontem, em Genebra, que as eleições na Guiné-Bissau são um passo importante na implementação do novo acordo de desenvolvimento dos Estados Frágeis defendido pelos países membros do G7+.


"As eleições já são como um primeiro passo" para a futura implementação do novo acordo de desenvolvimento dos Estados Frágeis, defendeu a ministra das Finanças de Timor-Leste e presidenta do g7+, Emília Pires.

Na opinião da ministra, "este novo acordo é uma arquitectura nova para a colaboração com Estados frágeis e também um roteiro que pretende minimizar os riscos de cair novamente num conflito", sublinhando que muitos dos países-membros do g7+ sofreram conflitos.

A Guiné-Bissau, membro do g7+, mostrou interesse neste novo acordo, o que levou a Emília Pires a visitar o país no início de março.

O objectivo era sensibilizar os guineenses e os seus dirigentes para a importância deste novo acordo de desenvolvimento nos Estados Frágeis e para o processo de avaliação antes da implementação do mesmo.

Os representantes de Timor-Leste, Serra Leoa, Libéria e Sudão do Sul, que participaram na visita, partilharam a sua experiência com os membros do Governo guineense e mantiveram encontros com agentes da sociedade civil, do sector privado e dos parceiros de desenvolvimento, como as Nações Unidas.

Interrogada sobre a sua recente visita à Guiné-Bissau, Emília Pires disse que "a situação está calma" no país e que notou que notou um forte compromisso para querer sair da situação em que está.

Emília Pires considerou que "toda a sociedade estava contente com o processo", dado que "normalmente em Estados Frágeis há sempre ameaças ou acusações" antes de eleições.

No mundo, cerca de 1,5 mil milhões de pessoas vivem em países afectados pela fragilidade. O grupo do g7+ pretende reformar a colaboração entre a comunidade internacional e os Estados frágeis, promover políticas de desenvolvimento adaptadas às condições daqueles países e fomentar a cooperação entre Estados Frágeis.

Presidido por Timor-Leste, o grupo contabiliza 18 países-membros, entre os quais a Guiné-Bissau.

NOTA: in: Wikipedia:  

O g7 + foi formalizada na primeira Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE), o Diálogo Internacional sobre Construção da Paz e Construção do Estado (PDI), realizada em Díli, Timor-Leste em Abril de 2010. A reunião a portas fechadas convocada para representantes de países frágeis e afectados por conflitos produziu o g7 + Declaração e formalmente estabelecida no grupo. A reunião mais ampla Diálogo Internacional produziu a Declaração de Díli reconhecendo o grupo e adoptar uma série de recomendações. 


 G7 + é uma associação voluntária de países que têm experiência recente de conflito. O grupo chamou a atenção para os desafios especiais enfrentados pelos e se uniram para discutir seus desafios de desenvolvimento compartilhados e defensor de melhores políticas internacionais para atender às suas necessidades.
Há 18 países membros: Afeganistão, Burundi, República Centro Africano, Chade, Comores, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Guiné, Guiné-Bissau, Haiti, Libéria, Papua Nova Guiné, Serra Leoa, Somália, Ilhas Salomão, Sudão do Sul, Timor-Leste e Togo. Ministro de Timor-Leste das Finanças, Emília Pires, é o actual presidente e supervisionou o desenvolvimento do fórum. A g7 + Secretaria foi criada em 2010 e tem sede em Díli, Timor-Leste.







Sem comentários:

Enviar um comentário