COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 15 de abril de 2014

"AFRICOM" (Parte I/III) o que é ?

EUA Funcionários falam abertamente (Just Not a organização Repórteres) sobre Bases, Ganhar corações e mentes, e "Guerra" na África


O que os militares vão dizer a um repórter eo que é dito a portas fechadas são duas coisas muito diferentes - especialmente quando se trata de os militares dos EUA na África. Durante anos, Comando África dos EUA (AFRICOM) tem mantido um véu de segredo sobre a maior parte do comando actividades e missões locais , consistentemente subestimando o tamanho, escala e escopo de seus esforços. Em uma recente conferência de imprensa do Pentágono, o AFRICOM comandante general David Rodriguez aderiu ao mantra típico, assegurando os repórteres reunidos que os Estados Unidos "tem pouca presença em frente" naquele continente. Poucos dias antes, no entanto, os homens constroem a presença do Pentágono havia contando uma história muito diferente - mas eles não estavam falando com a mídia. Eles estavam falando com representantes de algumas das maiores empresas de engenharia militar do planeta. Eles estavam planeando para o futuro e a conversa era de guerra.
Recentemente eu experimentei este fenómeno me durante uma mesa redonda media com o tenente-general Thomas Bostick, comandante os EUA Army Corps of Engineers. Quando perguntei o general me dizer exactamente o que o seu povo estava construindo para as forças norte-americanas na África, ele fez uma pausa e disse em voz baixa para o homem ao seu lado: "Você pode me ajudar com isso?" Lloyd Caldwell, o Corpo de director de programas militares, sussurrou: "Alguns de que estaria perto hold" - em outras palavras, a informação muito sensível para revelar.
 
A única coisa Bostick parecia ansioso para me dizer sobre os planos vagos para testar um protótipo de um dia "isolado painel cabana estrutural", um novo tipo de eficiência energética do quartel sendo desenvolvidos por cadetes na Academia Militar dos EUA em West Point. Ele também assegurou-me que o seu povo seria voltar para mim com as respostas. O que eu tenho em vez disso foi uma "entrevista" com um porta-voz do Corpo, que ofereceu pouca substância quando se tratava de construção no continente Africano. Não há muita informação não estava disponível, disse ele, os projectos eram pequenos, apenas pequenas quantidades de dinheiro foram gastos até agora este ano, em grande parte canalizados para projectos humanitários. Em suma, era como se a África era um remanso de construção, um lugar sonolento, uma grande massa de terra sobre a qual pouco de interesse estava acontecendo.
Fast forward algumas semanas e Capitão Rick Cook, o chefe da Divisão de Engenharia do Comando África dos EUA, estavam se dirigindo a um público de mais de 50 representantes de algumas das maiores empresas de engenharia militar do planeta - e este repórter. Os contratantes estavam interessados ​​em empregos e não estavam puxando qualquer socos. "Os dezoito meses ou assim que eu estive aqui, nós estivemos em guerra o tempo todo", disse Cook-los. "Estamos trabalhando para oferecer oportunidades para os povos africanos para corrigir seus próprios desafios africanos. Agora, infelizmente, as operações na Líbia, o Sudão do Sul, Mali e, ao longo dos últimos dois anos, têm provado que há sempre algo acontecendo na África. "

Cook foi um dos três funcionários da construção militar dos Estados Unidos que, no início deste mês, falou abertamente sobre os esforços do Pentágono na África, para homens e mulheres de URS Corporation, AECOM, CH2M Hill, e outras empresas de topo. Durante um seminário web de acesso pago, o três deles insistiu que eles estavam buscando indústria "parceiros" porque o militar tem "grandes planos" para o continente. Eles previu um futuro marcado pela expansão, incluindo a construção de uma "pegada permanente" em Djibuti para a próxima década ou mais, um possível novo composto no Níger, e uma série de bases dedicado a actividades de vigilância se espalhando por todo o nível do norte da África . Eles até mesmo deixe menção deslizamento de um pequeno, composto anteriormente não reconhecido dos EUA no Mali.

O Plano Director
Depois da minha escova de fora pelo general Bostick, entrevistei um Army Corps of Engineers especialista África, Chris Gatz, sobre projectos de construção de Comando de Operações Especiais da África em 2013. "Eu vou ser totalmente franco com você", disse ele, "na medida do os âmbitos desses projectos vai, eu não tenho boas ideias. "
E quanto a dois projectos no Senegal eu tinha tropeçado? Bem, sim, ele, de fato, ter informações sobre um campo de tiro e uma "casa de disparar" que passou a ser em construção lá. Quando pressionado, ele também sabia sobre os planos que eu tinha observado em documentos anteriormente classificados obtidos por TomDispatch para o Corpo de construir uma instalação multiuso nos Camarões. E em que nós fomos. "Você tem mais informações do que eu", disse ele em um ponto, mas parecia que ele tinha muita informação também. Ele só não estava oferecendo muito do que para mim.

Mais tarde, perguntei se havia 2.013 projectos que foram financiados com contra-narco-terrorismo (CNT) dinheiro. "Não, na verdade não havia", ele me disse. Então eu perguntei especificamente sobre Níger.
No ano passado, porta-voz do AFRICOM Benjamin Benson confirmado para TomDispatch que os EUA estavam a realização de inteligência, vigilância e reconhecimento, ou ISR, as operações de aviões não tripulados da Base da Aérienne 101 em Diori Hamani Aeroporto Internacional em Niamey, capital do Níger. Nos meses desde que, as operações aéreas lá só têm aumentado . Além disso, os documentos obtidos recentemente por TomDispatch indicou que o Corpo de Engenheiros do Exército está trabalhando em dois projectos anti-narco-terrorismo em Arlit e Tahoua, no Níger. Então eu disse Gatz o que eu tinha descoberto. Só então ele localizar os documentos certos. "Oh, bem, eu sinto muito", respondeu ele. "Você está certo, temos dois deles ... Ambos foram efectivamente concedidos para a construção."
Esses dois projectos de construção da CNT foram realizados em nome das forças de segurança do Níger, mas em seu discurso aos representantes da indústria da construção, do AFRICOM Rick Cozinhe falou sobre outro projecto lá: a possível instalação EUA ainda a ser construído. "Ultimamente, um dos nossos maiores áreas de foco é no país do Níger. Nós tivemos indicações do país de Niger que eles estão dispostos a ser um parceiro nosso ", disse ele. O país, acrescentou, "está em uma localização estratégica agradável que nos permite chegar a muitos outros lugares razoavelmente rápido, por isso estamos trabalhando muito duro com os nigerianos para chegar a, eu não seria necessariamente chamá-lo de uma base, mas um lugar que pode operar a partir de uma base frequentemente. "

Não ofereceu nenhuma informação sobre a possível localização dessa instalação, mas os documentos de contratação recentes examinados pelo TomDispatch indicam que a Força Aérea dos EUA está procurando para comprar grandes quantidades de combustível de aviação a ser entregues a Mano Aeroporto Internacional do Níger Dayak.
Vários pedidos de informações enviados para chefe de mídia da AFRICOM Benjamin Benson ficou sem resposta, como tinha consultas prévias sobre as actividades na Base Aérienne 101. Mas o coronel Aaron Benson, chefe da Divisão de Preparação de Forças Aéreas da África, que oferecem mais detalhes sobre o Níger mini- base. "Existe o potencial para a construção de estacionamento de aeronaves MILCON aventais no local futuro proposto no Níger", ele escreveu, mencionando um tipo específico de financiamento da construção militar dedicado a ser usado para bases "duradouras" em vez de instalações transitórias. Em resposta a outras perguntas, Cook se refere ao possível local como uma "unidade de base-like" que seria "semi-permanente" e "capaz de operações aéreas."

Pay to Play
Acontece que, se você quer saber o que os militares dos EUA está fazendo na África, é vantajoso para ser conectado a uma grande empresa de engenharia ou construção à procura de negócios. Então você está a par de um tipo bem diferente de avaliação privilegiada do futuro da presença dos EUA lá, um muito mais detalhado do que os pronunciamentos oficiais modestos que Comando África dos EUA oferece aos jornalistas. Questionado em uma recente conferência de imprensa do Pentágono se havia planos para um análogo do Oeste Africano para o Djibouti acampamento Lemonnier, a única base de "oficial" dos EUA no continente, o AFRICOM comandante general David Rodriguez foi normalmente guardado. Tal "local para a frente operacional" foi apenas "uma das opções" o comando foi remoendo, disse ele, antes de lançar para o tipo de linguagem difusa típica de respostas oficiais. "O que estamos realmente olhando para fazer é colocar sítios de localização de contingência, o que realmente têm alguma infra-estrutura apenas expedicionária que pode ser expandida com tendas", foi a forma como ele colocou. Ele nunca mencionou Níger, ou melhorias de aeroportos, ou a possibilidade de um semi-permanente "presença".
Aqui, no entanto, é a realidade tal como a conhecemos hoje. Ao longo dos últimos anos, os EUA tem vindo a construir uma constelação de bases de drones em toda a África, voando inteligência, vigilância e missões de reconhecimento de não só Níger, mas também Djibuti, Etiópia e a ilha das Seychelles. Enquanto isso, uma base aérea em Ouagadougou, capital do Burkina Faso, serve como a casa de uma de Operações Especiais Conjuntas Air Destacamento, bem como da Trans-Sahara Short Take-Off and Landing iniciativa Airlift Suporte. Segundo documentos militares, que "iniciativa" apoia "as actividades de alto risco" realizadas por forças de elite de Operações Conjuntas Especiais Task Force-Trans Sahara. Documentos do Exército dos EUA África obtidos por TomDispatch também mencionar a implantação para o Chade de uma equipa de ligação ISR. E de acordo com Sam Cooks, um oficial de ligação com a Agência de Logística de Defesa, os militares dos EUA tem 29 acordos para usar aeroportos internacionais na África, como centros de reabastecimento.


(Continua: I / III)



Sem comentários:

Enviar um comentário