COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 25 de maio de 2014

José Maria Neves revela exigências de Nuno Nabiam

O candidato derrotado nas eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau exigiu, como condição para aceitar os resultados, ser vice-primeiro-ministro e a tutela da reforma das forças de defesa e segurança, bem como dos recursos naturais.


A revelação foi feita esta sexta-feira pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves, que, numa aula magna sobre "Democracia e Governação" em África, recorreu ao exemplo de Nuno Nabiam para sublinhar que, no continente, e em democracia, as minorias não podem impor condições às maiorias.

Segundo o Chefe do Executivo, foram essas as exigências que Nuno Nabiam, candidato independente apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS) e que perdeu a segunda das presidenciais volta para José Mário Vaz, suportado pelo Partido Africano das Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), fez para aceitar os resultados.

No final, e questionado pelos jornalistas sobre o que acabara de dizer aos estudantes, José Maria Neves escusou-se a avançar mais pormenores, sobretudo sobre se as condições impostas por Nuno Nabiam foram aceites.

"Não vou fazer nenhum comentário em relação a esta matéria. Acho que, enquanto primeiro-ministro, não devo fazer comentários sobre essa questão", respondeu o chefe do executivo, que, momentos antes, dera conta aos estudantes do curso de jornalismo da Universidade de Cabo Verde do que se passara na Guiné-Bissau.

Além das três exigências ilustradas por José Maria Neves para dar conta de que as minorias não podem impor condições às minorias, Nuno Nabiam exige que, no caso do cargo de vice-primeiro-ministro, não previsto na Constituição guineense, se crie uma comissão "ad hoc" para a rever e possibilitar a instituição dessas funções.

As eleições legislativas guineenses de 13 de Abril foram ganhas pelo PAIGC, cujo líder, Domingos Simões Pereira, irá formar Governo em breve.

Nas presidenciais do mesmo dia, os dois candidatos mais votados passaram à segunda volta, disputada domingo, em que José Mário Vaz obteve 61,9% dos votos, contra 38,1% de Nuno Nabiam, segundo os resultados provisórios divulgados terça-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau.




10 comentários:

  1. afinal nao aceitou o resultado,a pensar no povo.

    ResponderEliminar
  2. Isso é um absurdo e é mt preocupante. O Nuno está a pensar só em si mesmo. Este é o homem q diz q deveria ser o presidente. Guineenses vamos manter olhos bem aberto...

    ResponderEliminar
  3. Era claro que deticujo nuno nabiam foi candidato do kakara Antonio ndjai...por pediu de fazer vice primeiro ministro...o que na nossa constituicao nao per mita.mais uma razao que ele nao era indicado pra tal! (No yabry udju na cabessa no rapada).

    ResponderEliminar
  4. O Nuno ao defender a reforma das Forças Armadas, demonstra um grande sentido de responsabilidade e de futura estabilidade.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este gajo não presta pra nada, eu sabia por isso que ele anda dizer que resultado que tem em suas mão é diferente anda a mentir, isso tudo são as estratégia de kumba Yala tenho plena certeza ele costuma fazer isso com o outros políticos é isso que o Nuno quer implementar mas não vai conseguir tenho plena certeza no Domingos semãos Pereira.....

    ResponderEliminar
  7. O gajo perdeu claramente as eleições, agora quer o tacho que o povo não lhe conferiu. Recomendo o gajo isto: Bá labra malandro!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. incrivel a ousadia destas pessoas, devem se julgar os donos da guiné, por terem as armas. o povo confiou o pais ao Domingos Simoes e Mario Vaz, espero que eles eo partido PAIGC, saibam dar resposta adequada a vontade do povo. fidalgos ta muri cu bardade!!!

    ResponderEliminar
  10. O administrador do grupo pode excluir o meu comentário, porque eu quero sair do grupo. Obrigada!

    ResponderEliminar