COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Maioria PAIGC e oposição PRS na Guiné-Bissau vão procurar "entendimentos"

A maioria parlamentar do PAIGC e a oposição do PRS na Guiné-Bissau vão procurar entendimentos políticos e valorizar a amnistia "a favor da reconciliação" para garantir "estabilidade", anunciaram hoje os dois maiores partidos do país.


Ambos decidiram "manter e reforçar as relações de proximidade, tendo em vista futuros entendimentos políticos estruturantes, nomeadamente de incidência parlamentar, a fim de garantir a estabilidade governativa e social", refere-se num comunicado conjunto de quarta-feira, hoje divulgado.

Depois do golpe de Estado militar de abril de 2012 e de um período de transição, a nação prepara-se para dar posse a novos órgãos eleitos (Parlamento e Presidente da República) nas próximas semanas.

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as eleições legislativas de 13 de abril com maioria absoluta, elegendo 57 deputados, enquanto o Partido da Renovação Social (PRS) terá 41 lugares na nova assembleia a ser empossada nas próximas semanas.

No comunicado subscrito pelos presidentes dos dois partidos - sendo que o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, será o novo primeiro-ministro - estabelece-se como objetivo "trabalhar no sentido da criação de consensos a favor de um verdadeiro programa de Reconciliação Nacional" com militares, políticos e civis.

Para trás fica um historial de instabilidade político-militar, que inclui homicídios nunca julgados, mas o comunicado não entra em detalhes.

PAIGC e PRS prometem de uma forma genérica "ter em atenção e valorizar a observância do princípio do `perdão a favor da reconciliação` e da concessão de amnistia pelos órgãos competentes do Estado".

No documento são também prometidos "entendimentos que assegurem às Forças de Defesa e Segurança um tratamento de respeito e dignidade, mormente no quadro da implementação do Programa de Reforma do Sector".

Para romper com a história, os líderes dos dois partidos garantem ainda mutuamente por escrito que não haverá "perseguições" nem "ameaças", por forma a "tranquilizar a classe política e todos os actores sociais guineenses".

Segundo o comunicado, os objetivos comuns estabelecidos foram acordados durante encontros realizados desde terça-feira e em que também participaram José Mário Vaz, candidato vencedor das presidenciais, apoiado pelo PAIGC, Nuno Nabian, candidato derrotado, e António Indjai, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário