COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Nuno Nabiam já está fora do prazo legal para reclamar

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse que até ao final do período laboral na administração pública guineense, 16 horas de Bissau, não recebeu nenhuma reclamação por parte da candidatura independente de Nuno Nabiam, sobre as suas contestações face aos resultados provisórios divulgados, em que foi derrotado na segunda volta das Presidenciais de 18 de Maio por José Mário Vaz, que conquistou uma larga maioria.


A informação foi avançada à PNN por uma fonte da CNE, que adiantou que em termos legais, estes prazos terminam às 14 horas de Bissau, ou seja, 72 horas depois do anúncio dos resultados provisórios. Contudo esta instituição encarregue de executar o processo eleitoral guineense disse à PNN que vai aguardar até ao fim do expediente, ou seja 16 Horas de Bissau.

Nuno Nabiam, candidato derrotado na segunda volta das eleições Gerais da Guiné-Bissau, disse, a 20 de Maio, que os resultados anunciados pela CNE não estão em conformidade com os resultados da directoria da sua campanha, contudo não avançou os números de votos contabilizados.

Nabiam apenas venceu estas eleições nas regiões de Tombali e Oio, mas com uma grande subida nos resultados de JOMAV nestas duas regiões.

Segundo os dados da CNE foram, no total, 364394 votos arrecadados por JOMAV, contra 224483 de Nuno Nabiam, o correspondente a 61,9% e 38,1%, respectivamente.

De recordar que a directoria da campanha do candidato independente «tinha anunciado aos guineenses que, face aos resultados provisórios das últimas eleições Presidenciais, publicados pela CNE, a sua posição é a de não reconhecer esses resultados, porquanto não traduzem aquilo que foi a expressão da vontade popular manifestada nas urnas».

A posição desta directoria apoiada pela maior força partidária na oposição, o Partido da Renovação Social (PRS), foi comunicada pelo director do gabinete da planificação estratégica, Joaquim Baldé, que tinha adiantado os passos a serem dados.

«Nessa medida iremos proceder à impugnação perante as instâncias competentes, nomeadamente, a CNE e os tribunais.
Porquanto em muitas regiões do país e mesas de Assembleias de Voto foram registadas fraudes graves que põem em causa a transparência do processo e dos resultados eleitorais», contestou Joaquim Baldé após uma reunião dos dirigentes dessa Directoria Nacional, onde também participou o próprio candidato Nuno Gomes Nabiam.

De salientar que, por várias vezes, Nuno Nabiam se comprometeu publicamente a respeitar os resultados destas eleições junto da comunidade internacional, assim como na presença do Presidente de transição, Serifo Ndjamadjo.



Sem comentários:

Enviar um comentário