COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ONU - Renovação de mandato UNIOGBIS


Amanhã (29 de Maio) o Conselho de Segurança está prevista a adopção de três resoluções renovando os mandatos da Força de Segurança Interina das Nações Unidas para Abyei (UNISFA), a Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (UNSOM) e a Missão de Consolidação da Paz Integrado das Nações Unidas na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).




UNIOGBIS

Amanhã, o Conselho também é esperado para renovar o mandato UNIOGBIS por seis meses. O Conselho realizou duas sessões-on de negociação 23 e 27 de Maio, desde que a Nigéria, como porta-canetas, circulou a versão inicial em 21 de maio. O primeiro esboço chamado para um capotamento técnico três meses. No entanto, alguns membros do Conselho preferiu renovar a missão por um ano e solicitando a ONU para conduzir uma revisão do mandato no primeiro trimestre de 2015, uma vez que esta foi a recomendação do Secretário-Geral no seu último relatório sobre a UNIOGBIS (S/2014 / 633). Um novo projecto de circulou no sábado pela Nigéria, procurou alcançar um compromisso entre estas duas posições, estendendo a missão por seis meses, e com a ONU e realizar um relatório ao Conselho sobre a revisão até o final de outubro. Ontem, apesar de alguma preocupação de que este período coincidiria com uma conferência de doadores prevista para Guiné-Bissau, a ser realizada no outono, a proposta seis meses foi aceito pelos membros.


Na negociação de ontem, a questão principal de discórdia era a língua sobre os recursos naturais. O último relatório do Secretário-Geral sobre a restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau (S/2014/632) destaca a "destruição sem precedentes" das florestas ao longo dos últimos dois anos e um aumento na extracção ilegal de madeira, juntamente com a emissão de pesca ilegal licenças e da exploração excessiva dos recursos naturais em geral durante o período para o benefício de uns poucos indivíduos. No projecto circulou pela Nigéria em 24 de maio, a linguagem em "extracção ilegal de madeira, o desmatamento ea exploração excessiva dos recursos naturais" foram adicionados aos parágrafos perambulares e dispositivos já existentes sobre a pesca ilegal.China e Rússia, no entanto, se opôs fortemente referências específicas a extracção ilegal de madeira e desmatamento. Em vez disso, o projecto a ser adoptada amanhã só acrescenta linguagem que condena e apela à comunidade internacional para apoiar os esforços de combate à "exploração dos recursos naturais".


Outras mudanças no projecto de resolução reflecte principalmente os desenvolvimentos recentes e futuros relativos à Guiné-Bissau. O projecto inclui a primeira referência do Conselho para a conferência de doadores esperado prevista para o final deste ano e do Programa de Melhoria da eficácia, um plano para a reforma da administração pública Governança. Saúda também a realização de eleições presidenciais e legislativas de sucesso no país. (Em 23 de Maio, a Comissão Nacional de Eleições confirmou José Mario Vaz, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, como o vencedor da eleição de maio run-off presidencial 18 com 61,9 por cento dos votos, derrotando o candidato independente Nuno Gomes Nabiam.)


Sem comentários:

Enviar um comentário