COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Análize C-V/G-B

Guiné-Bissau e Cabo Verde pretenderam ser um país até que eles se separaram em 1980. Desde então, tem-se desenvolvido um, enquanto o outro fracassou.



Qual foi a diferença? Boa governação e uma boa liderança.
"O fato de Cabo Verde, com poucos recursos naturais poder se tornar num país de renda média é um exemplo não só para o continente, mas para o mundo.
"Ajude-nos a levantar os futuros líderes na Guiné-Bissau para que ele, também, posa compartilhar uma história de sucesso.


Um estado ilha Africano com um recorde de vitórias.
Quando o Tubaroes Azuis (Tubarões azuis) fez sua estréia no Campeonato Africano das Nações em 2013 todos subestimaram-los como garotos com 'chicotadas' do torneio. Mas a seleção de futebol de Cabo Verde sob o comando do técnico Lúcio Antunes passou a atordoar os gigantes do futebol conhecidos da África se tornando os favoritos com os fãs. Os Tubaroes Azuis chegaram até aos quartos de final, onde foram agrupados por quatro vezes campeões africanos de Gana.

Antes de sua aparição no futebol continental festa muitas pessoas no continente africano não sabia muito do arquipélago de Cabo Verde situado no Oceano Atlântico, cerca de 575 quilômetros da costa do Senegal, na África Ocidental. Mais importante foi a de que as conquistas dos Tubaroes Azuis estavam diretamente ligados à governação do país nas últimas três décadas.

É agora 10 anos desde que a Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU) aprovou a Resolução 59/209, que se formou a partir de Cabo Verde um país menos desenvolvimento em um País de Rendimento Médio (MIC).
A ilha, com uma população de cerca de 0.5million pessoas tem visto o seu PIB per capita nas últimas três décadas, passando de um reles $ 175 a $ 4188. Estudos do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e do Património EUA Fundação prazo Cabo Verde uma nação de 10 ilhas e cinco ilhotas com pouca terra arável e dentro do cinto Sahara como uma história de sucesso milagroso.
A história de sucesso econômico de Cabo Verde começou em 1975, quando ele garantiu a sua independência de Portugal. Este foi um ano após a sua colônia gêmeo Guiné-Bissau tinha sido concedida a sua liberdade.
A independência desses dois países foi o triunfo do PAIGC Partido Africano ou da independencia da Guiné e Cabo Verde em Português (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde). Aparentemente PAIGC era bem conhecido na África graças à reputação dos irmãos Cabral (Amilcar e Luis), que fundou em 1956.

Em 1963, o PAIGC lançou uma guerra de independência tanto em Cabo Verde e Guiné-Bissau contra Portugal. Amilcar foi assassinado em 1973 e um ano depois, Portugal concedeu independência à Guiné-Bissau com Luis como presidente. Em Cabo Verde, Aristides Pereira, que era o secretário-geral do PAIGC tornou-se presidente e Pedro Verona Rodrigues Pires, que foi um dos comandantes militares do PAIGC durante a luta pela independência tomou posição do primeiro-ministro em 1975.
Em grande parte da África Amilcar foi bem admirado por seus pensamentos e escritos que inspiraram muitos no continente...
 
 Ambos Guiné-Bissau e Cabo Verde estavam à beira de unir, porém os planos foram abandonados em novembro de 1980 após um golpe de Estado por João Bernardo Vieira da Guiné-Bissau e deposto presidente Cabral.
As relações entre os dois países, com um destino comum e partido político piorou com o golpe como em janeiro de 1981 o Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) nasceu e Pereira manteve sua posição como presidente.
O PAICV abriu espaço democrático do arquipélago para permitir a democracia multipartidária. Em 1991 PAICV foi derrotado nas eleições multipartidárias pelo Movimento para a Democracia partido liderado por Antonio Monteiro. Em 2001, Pires se recuperou na política convencional, quando ele ganhou uma eleição presidencial disputada.
Mesmo que seja durante a presidência Pires que Cabo Verde de turn-around história pode ser rastreada, ela surgiu agora que ele volta no tempo a partir do dia que Pires foi premier em meados dos anos 70. Sua aceitação graciosa de derrota depois de 16 anos como primeiro-ministro é citado como um dos principais pilares de seus ideais sobre liderança.

"Quem é pobre nao PODE UMA Fazer politica de rico." (Um país pobre não pode dar ao luxo de adotar políticas dos ricos). É agora 39 anos desde que o Presidente Pires proferiu estas palavras que marcaram a marca da sua presidência.

Segundo Pires Cabo Verde prosperou e superou muitos países da África, mesmo rivalizando com grande parte da Europa.
Em setembro de 2011 Pires resistiu a todas as tentativas de partidários de seu partido para estender seu mandato por mudar a Constituição Cabo-verdiana após cumprir seus dois mandatos. Aposentou-se depois de ter servido o seu país para a prosperidade através da luta pela independência e entregue ao Presidente Jorge Carlos Fonseca. Um mês depois, Pires recebeu o Prêmio do Mo Ibrahim por boa governação em África.

"O facto de Cabo Verde, com poucos recursos naturais pode se tornar um país de renda média é um exemplo não só para o continente, mas para o mundo. Presidente Pires encarna o tipo de liderança que o prémio visa reconhecer. ", Disse Mo Ibrahim, no momento reconhecendo Pires para colocar os interesses de Cabo-verdianos como seu princípio orientador.


A citação reconhecendo Pires foi ainda mais reveladora: "O comité do prémio foi muito impressionado com a visão Presidente Pedro Pires em transformar Cabo Verde num modelo de democracia, estabilidade e maior prosperidade. Sob os seus dez anos como presidente da nação se tornou o segundo país Africano a se formar na categoria menos menos desenvolvidos das Nações Unidas e ganhou reconhecimento internacional por seu histórico em direitos humanos e boa governação ".
A citação lida por Salim Ahmed Salim o presidente da comissão prêmio observou. "O resultado é que Cabo Verde é visto agora como uma história de sucesso Africano, economicamente, socialmente e politicamente. Ao longo de sua longa carreira presidente Pires se dedicou ao serviço de seu povo, incluindo os da diáspora, mantendo sua humildade e integridade pessoal ".
Um ano depois de Pires deixou o cargo no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) realizou um estudo sobre o arquipélago, que culminou em Cabo Verde: Uma história de sucesso. "O acesso universal ao ensino básico e secundário foi alcançado, uma forte rede de segurança social, foi criado e os benefícios do crescimento foram distribuídas através de uma abordagem inclusiva para a elaboração de políticas e construção da nação."
O estudo de 2012 ADB observa "Essas conquistas foram possíveis por uma gestão macroeconómica prudente, incluindo solidez fiscal ea manutenção de uma taxa de câmbio competitiva. Cabo Verde tem vindo a ganhar credibilidade internacional para suas políticas macro-econômicas, uma moeda estável indexada ao euro, a boa governação, com taxas de corrupção baixos, um sistema tributário simplificado e um sector bancário reformado ".
Conclusões do BAD são compartilhados por Dr. Carlos Lopes Diretor Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas (UNECA). "Cabo Verde é uma verdadeira história de sucesso Africano." Lopes escreve em seu blog África Cheetah Run. "No espaço de 30 anos, 1982-2012 a renda per capita cresceu por um fator de 3,5, em termos reais. Isso dá uma idéia das realizações formidáveis ​​desta pequena nação ".

É esta nação modelo Africano que Fonseca, que é um professor de direito e ex-ministro das Relações Exteriores herdou. Fonseca pertence à MFD e seu mandato é interessante para a África continental como o primeiro-ministro José Maria Neves pertence PAICV. Este não é peculiar em Cabo Verde como o Estado de direito e instituições fortes sem registro de Golpe de Estado ajuda prevenir crises de liderança e reforça a boa governação.
"Cabo Verde é uma história de sucesso com uma genuína democracia multipartidária em funcionamento uma economia em crescimento com a queda dos níveis de pobreza" é a forma como a União Europeia descreve Cabo Verde.
"Cabo Verde é considerado como um porto seguro para investimentos. Essas conquistas também foram possíveis por um foco sério e sustentado na construção de instituições fortes livre de corrupção. ", Diz o relatório do ADB.
"Desde a independência diante dos governos sucessivos têm fomentado o pluralismo e um sentido universal da cidadania, um processo político participativo e de confiança entre o governo e os cidadãos. O pacífico democracia multipartidária sobreviveu mudanças na liderança. É uma sociedade baseada em leis que também respeite os direitos humanos e as liberdades civis ".
 
(Por: Wanjohi Kabukuru)




Wanjohi Kabukuru

Wanjohi Kabukuru
Wanjohi Kabukuru

Sem comentários:

Enviar um comentário