COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cipriano Cassamá, novo Presidente da ANP da G-Bissau

O deputado eleito pelo PAIGC, Cipriano Cassamá, foi o escolhido pelos seus pares para presidir o Parlamento da Guiné-Bissau, onde o seu partido tem maioria absoluta de 57 parlamentares.


Para os restantes membros da mesa da ANP, foram eleitos os deputados António Inácio Correia, do PAIGC, como 1º vice-presidente, Alberto Mbunhe Nambeia, do PRS (41 deputados), para 2º vice-presidente, Serifo Djaló, do PRS para 1º secretário e Dan Ialá N Canha para 2ª secretária.

Dos 99 deputados presentes na sala da ANP, 94 votaram a favor, três contra, duas abstenções e um deputado ausente.

BIOGRAFIA

Cipriano Cassamá nasceu na vila de Bula, na Região de Cacheu, norte da Guiné-Bissau.
De uma família modesta família, formou-se em agronomia na República de Argélia em 1985 e atualmente é estudante do direito na Faculdade do Direito de Bissau.
Cipriano Cassamá aderiu ao PAIGC em 1973 já no final da luta armada para a libertação nacional e depois do seu regresso de estudos, trabalhou como delegado do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural na região de Bolama-Bijagós.
 
Com apenas 31 anos de idade foi nomeado em 1990, Diretor-geral de Florestas e Caça no Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural e, depois das primeiras eleições que tiveram lugar no país em 1994, foi nomeado Secretario de Estado de Turismo, Ambiente e Artesanato no governo liderado por Manuel Saturnino da Costa. Nessa mesma altura e no âmbito de uma remodelação governamental, Cipriano Cassamá foi promovido a ministro da tutela.
E em 1997, Cipriano Cassama foi nomeado pelo então Presidente da República João Bernardo Vieira (NINO), como o seu conselheiro para as áareas da Agricultura, do Ambiente, dos Recursos Naturais e das Infraestruturas com categoria de Ministro de Estado e porta-voz da presidência da República, funções que desempenhou até o início de conflito político-militar de 1998/1999.
 
A última função ministerial que Cassamá desempenhou foi a de Ministro de Administração Interna em 2008, num governo provisório liderado por Carlos Correia, o actual primeiro vice-presidente do PAIGC.
Cipriano Cassamá possui uma larga experiência parlamentar. Ele tem sido sempre eleito deputado da nação desde a abertura política em 1994, com a exceção nas eleições legislativas de 1999, porque esteve detido na sequência de conflito armado de 1998/1999. E em 2004 foi líder parlamentar do PAIGC.
O actual Presidente da Assembleia Nacional Popular é vice-presidente do Comité interparlamentar da União Económica e Monetária da África de Oeste CIP-UEMAO.
Cipriano Cassamá tem 55 anos de idade e é casado e Pai de cinco (5) filhos.

 (in: gbissau.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário