COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Em Braga, Jovens africanos e europeus partilham ideias e experiências

Cento e vinte jovens oriundos e nove países africanos (Angola, Burundi, Guiné-Bissau, Quénia, Malawi, São Tomé e Príncipe, Tanzânia, Uganda e Zâmbia) e de dez países europeus (Portugal, Áustria, Bélgica, Finlândia, Irlanda, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega e Países Baixos), reuniram-se durante cinco dias, no GNRation, para discutirem o estado da arte da informação e aconselhamento a jovens.



Este encontro resulta de uma parceria nacional do IPDJ, Câmara Municipal de Braga e o Conselho Nacional da Juventude com a Eryca, European Youth Information and Conselling Agency.
Através da Universidade de Verão, a Eryca e os parceiros tem como objectivo apoiar o desenvolvimento de políticas de juventude na Europa, aproveitando a informação da qualidade da juventude e aconselhamento.

Para além da analisar e apresentar a informação dos jovens, tal como previsto na Europa e em África, esta iniciativa teve como principais objectivos melhorar a prestação de informação dos jovens nestes dois continentes, obter taxas de boas práticas em matéria de informação dos jovens numa perspectiva global, fomentar a criação ou o reforço dos planos de desenvolvimento e parcerias euro-africanas em matérias de informação dos jovens assim como melhorar a sua capacidade e de outras organizações para aumentar a empregabilidade, a saúde, a mobilidade e reduzir a pobreza entre as camadas mais jovens numa escala global.


Todas as actividades desenvolvidas tiveram como objectivo a elaboração de planos e parcerias para o desenvolvimento, tornando o evento no primeiro passo de um processo de desenvolvimento integral entre os parceiros.
Presente na cerimónia de encerramento, que teve lugar ontem, no GNRation, Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e da Juventude, frisou a importância deste evento para a promoção de informação e partilha de experiências entre os jovens, considerando que é nesta partilha onde podemos encontrar as melhores soluções para os problemas. E foi perante uma vasta plateia de jovens que o governante disse que numa sociedade globalizada “o diálogo é fundamental”.

Durante cinco dias, os jovens participaram numa série de actividades de educação não-formal, apresentações de especialistas sobre a informação dos jovens, trabalhos em equipa sobre as perspectivas regionais, módulos de formação, actividades de networking e sessões de feedback.

 Também o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considerou que iniciativas como esta são importantes “para a partilha de pontos de vista e experiências”, assim como para a identificar as melhores soluções para os problemas.
Apresentar e analisar a realidade na Europa e em África, estabelecer intercâmbios de boas práticas e contribuir para a melhoria das competências dos jovens trabalhadores foram precisamente os grandes motes deste encontro.

(autor: Paula Maia)

Sem comentários:

Enviar um comentário