COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 26 de junho de 2014

G-Bissau: SNPC alerta para período de chuvas com inundações e doenças hídricas

O alerta foi dado pelo Serviço Nacional de Protecção Civil da Guiné-Bissau (SNPC). A presente época das chuvas será caracterizada por ventos fortes, inundações, doenças hídricas e epidemias, com fortes possibilidades de naufrágios se as medidas necessárias não forem tomadas.

 


Segundo, o Coordenador de Programas do SNPC Alsau Sambu, os dados constam das informações do Instituto Nacional de Meteorologia da Guiné-Bissau, cujo tempo de vigência tem a duração entre seis a sete meses.

Em termos comparativos com o ano passado, o responsável informou que, em apenas um mês, os dados de 2014 são superiores aos dados de 2013.

Como primeiros sinais destas previsões, Alsau Sambu descreveu que nos últimos três dias duas cidades a leste da Guiné-Bissau, Gabu e Bafatá, foram atingidas por fortes ventos, provocando um estrago estimado em perto de 400 casas destruídas.

O responsável informou que cerca de 800 famílias ficaram afectadas e entre seis a oito mil pessoas foram também directamente atingidas, tendo anunciado que um plano de prevenção e resposta estima-se num custo entre os 25 a 30 Francos Cfa. por pessoa.

Em termos de execução deste plano, o Coordenador de Programas do SNPC disse que até à presente data não houve resposta positiva, tendo chamado a atenção as pessoas no sentido de se prevenirem das calamidades através de cuidados com as árvores mais próximas das suas residências.
A situação de inundação foi extensiva às cidades de Bissau, Cachéu, no norte, e Tombali, no sul, com algumas zonas de risco nos bairros de Bissaque, Jerico e Santa Luzia, também vulneráveis a inundações no decorrer da presente época de chuvas.

A PNN soube que o SNPC é uma das instituições públicas da Guiné-Bissau com maiores dificuldades, no que respeita a recursos técnicos, operacionais e financeiros.


Sem comentários:

Enviar um comentário