COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Líder no desempenho de políticas e instituições entre países africanos pobres

Um relatório do Banco Mundial (BM) sobre o desempenho de políticas e instituições nacionais de países africanos pobres, divulgado esta semana, coloca Cabo Verde em primeiro lugar.


Liderado por Cabo Verde, com uma pontuação global de 3,9, numa escala que vai de 1 a 6 pontos, o relatório de Avaliação das Políticas e Instituições Nacionais (CPIA, em inglês) mede a prestação de 39 países africanos pobres, em termos de melhoria do seu ambiente de políticas de crescimento e redução da pobreza.

Para a realização deste estudo, os investigadores do BM avaliaram 16 indicadores de desenvolvimento nas áreas da gestão económica, políticas estruturais, políticas de inclusão social e equidade e gestão de instituições do sector público, segundo um comunicado da instituição financeira.
No âmbito dos países africanos de expressão portuguesa, além de Cabo Verde e Moçambique (na 9ª posição), São Tomé e Príncipe ocupa a 25ª posição, com 3,1 pontos, Angola situa-se na 32ª, com 2,7 pontos, e a Guiné-Bissau na 35ª, com 2,5 pontos.

A classificação do estudo é utilizada para determinar a atribuição de financiamento, com uma taxa de juro de 0%, e de subvenções aos países eleitos para receberem o apoio da Associação Internacional de Desenvolvimento, organização dependente do BM que financia os países como maiores carências a nível mundial.



Sem comentários:

Enviar um comentário