COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A ordem da lógica politica para bem dos povos não foi invertida Sr. Dr. Ramos Horta ??

Os argumentos provenientes de muitos amigos cuja integridade intelectual e inquestionável, quanto a adesão da Guine Equatorial à CPLP não passa despercebido, não nos deixa indiferentes.


Não represento a CPLP mas assumo como minha a decisão da Comunidade em aceitar o pedido de adesão desse País. Já em 2010, ainda Presidente da Republica, subscrevi o desejo da GE em aderir à nossa Comunidade.

Em primeiro lugar devo dizer que subscrevo as criticas contundentes de denuncia da pena de morte e graves violações de direitos humanos ocorridos naquele Pais.

A credibilidade da Amnistia Internacional é inquestionável. A integridade dos subscritores do abaixo assinado dirigido à CPLP é inquestionável. Devemos a todos eles o maior respeito.

Acredito que uma ação concertada, inteligente, prudente e persistente da CPLP junto do regime Guine Equatoriano, pode levar em pouco tempo às primeiras melhorias

- eliminação da pena de morte e da pratica de tortura, de prisões arbitrarias e desaparecimentos forcados; melhoria das instalações prisionais e do tratamento dos presos; acesso as prisões pela Cruz Vermelha Internacional;

- numa fase posterior, abertura em Malabo de uma missão do Alto Comissariado de Direitos Humanos com vista a monitorar a situação de direitos humanos, formação e capacitação de defesa publica, reforma do poder judicial, etc.

- promoção de dialogo nacional e de abertura politica a médio prazo, no prazo de 3 a 5 anos.

Esta seria agenda que eu recomendaria a CPLP como moeda de troca pela admissão da GE na CPLP.

Quanto aqueles que dizem que a CPLP esta a vender-se ao petróleo da GE eu responderia

- Timor-Leste nunca recebeu um centavo da GE; a GE não contribuiu um centavo para o processo eleitoral na Guine-Bissau e ninguém pediu ajuda a GE para o efeito;

- Angola e Moçambique tem muito maiores riquezas petrolíferas e outras que a pequena GE.

- O Brasil ainda é a sétima economia do mundo; as riquezas da GE não chegam ao PIB do Estado mais pobre do Brasil.
 (in: R-H)



Sem comentários:

Enviar um comentário