COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 31 de julho de 2014

USA/MOÇAMBIQUE - Programa de Preparação para Desastres (DPP)

MAPUTO, Moçambique, 30 de julho, 2014 - O Governo de Moçambique em parceria com o Comando África dos Estados Unidos (USAFRICOM) Programa de Preparação para Desastres (DPP), concluiu com sucesso o primeiro dia do Exercício de Simulação de Desastre preparação e Resposta em Maputo, 28 de Julho de 2014.




Mais de 140 representantes do governo de Moçambique, militar, mídia nacional, nações parceiras africanas e organizações internacionais se reuniram no Hotel Radisson Blu, Maputo para desvendar National Pandemic Influenza preparação e Plano de Resposta de Moçambique, juntamente com o apoio militar às autoridades Plano de Contingência de Desastres Civil.

Altos funcionários presentes no evento incluiu, Alberto Vaquina, o primeiro-ministro de Moçambique; Jose Tsambe, Vice-Ministro da Administração Estatal; Agostinho Mondlane, Ministro da Defesa Nacional; João Ribeiro, Director Geral do Instituto Nacional de Gestão de Desastres; Mark Cassayre, carga d 'Affaires, Embaixada dos EUA Maputo; e Michael Hryshchyshyn, Chefe, humanitária e sanitária Atividades, USAFRICOM.

O primeiro-ministro Vaquina presidiu o lançamento dos planos. A cerimonia marcou o início de um evento de cinco dias, que inclui um exercício de mesa e uma revisão do Plano de Trabalho de Moçambique Desastres Gestão Estratégica (DMSWP) para a definição de capacidade futura e actividades de construção de capacidade. "Moçambique é um país que, por sua localização geográfica é vulnerável a desastres naturais.", Comentou o primeiro-ministro Vaquina. Ele ainda observou que "o exercício de simulação desta semana irá contribuir para as medidas de prevenção que estão sendo adoptadas pelo nosso país, a fim de responder a situações de emergência que têm afectado as nossas comunidades."

Em seu discurso de abertura, a carga d 'Affaires Cassayre afirmou: "O programa de hoje vai afinar o trabalho que já foi concluído sobre estes planos, enquanto, ao mesmo tempo, criando uma oportunidade para os líderes seniores e de nível médio civis e militares para melhorar seus conhecimentos em gestão de desastres e preparação para uma pandemia, enquanto o reforço da coordenação de resposta a desastres civil-militar "

O exercício de uma semana está estruturado para clarificar os papéis e responsabilidades das autoridades civis e militares para responder a desastres de grande escala. Ele também permite que o Governo de Moçambique para identificar os pontos fortes de gestão de desastres, fraquezas e lacunas. Os participantes serão agrupados em cinco equipes representando o Centro Nacional de Operações de Emergência (CENOE), Informação e Planeamento, Comunicação, Infra-estrutura e sectores sociais.

"Este evento simulação vai facilitar a interacção e identificar os sectores que precisamos focar em caso de um desastre natural", declarou o diretor-geral Ribeiro. Ele também observou que a realização de uma actividade de simulação é uma maneira de "preparar para implementar uma resposta adequada."

Especialistas no assunto de nações parceiras africanas, incluindo, Benin, Libéria, Nigéria, Togo, Tanzânia (Zanzibar) e Uganda estão a participar no exercício como facilitadores. Finalmente, o objectivo é aumentar a colaboração das nações africanas para melhor responder aos desastres.

"Este evento irá ajudá-lo a rever suas aptidões e capacidades atuais", disse Hryshchyshyn. "Ele ainda vai ajudar na identificação de áreas onde poderíamos trabalhar juntos quando se preparava para e mitigar uma emergência humanitária complexa, como em um desastre grave pandemia, inundação ou outras situações catastróficas." Hryshchyshyn afirmou ainda que é extremamente necessário para Parceiro Africano Unidas a colaborar estreitamente com os países vizinhos, como muitas vezes esses desafios não conhecem fronteiras.

O USAFRICOM DPP suporta Nações Africanas para melhorar a sua capacidade de mitigar, preparar e responder aos desastres. DPP está sendo implementado pelo Centro de Desastres e Assistência Humanitária Medicine.


(fonte: U.S Africa Command)

Sem comentários:

Enviar um comentário