COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A História não absolve crimes

GENEBRA, Suíça, 26 de setembro de 2014 - O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos Zeid Ra'ad Al Hussein na sexta-feira pediu ao Governo da Guiné a tomar medidas imediatas e concretas para fazer avançar a investigação e o julgamento de recursos respeitantes a violações de direitos humanos, como homicídios, estupros e desaparecimentos forçados, supostamente cometidos pelas forças de segurança em 2009, contra manifestantes pacíficos em um estádio de futebol no centro de Conakry.


Em 28 de setembro de 2009, dezenas de milhares de manifestantes da oposição foram atacados com bombas de gás lacrimogêneo e munição real pelas forças de segurança guineenses. Pelo menos 156 pessoas morreram, 109 mulheres foram estupradas e mais de 1.000 pessoas ficaram feridas. O paradeiro de dezenas de pessoas permanecem desconhecidos, cinco anos após os acontecimentos de Setembro de 2009. Em suas consequências, uma comissão internacional liderada pela ONU de investigação recomendou que o Governo devia tomar medidas adequadas para responder a esta situação. Posteriormente, o governo criou uma investigação conduzida por uma equipe de três magistrados, mas a investigação ainda não foi concluída e nem um único processo terá ocorrido até agora.

"Cinco anos após os eventos do estádio Guiné, a justiça permanece indefinida para as vítimas", disse o Alto Comissário Zeid. "É particularmente preocupante que pelo menos dois altos funcionários que foram acusados ​​em relação às violações de setembro 2009 permanecem em posições de influência no seio das forças de defesa e segurança."

Zeid também observou que muitos funcionários têm sido relutantes em responder a intimação judicial. Ele ressaltou que as autoridades guineenses devem reafirmar o seu compromisso de garantir o respeito ao direito à justiça e reparação às vítimas das violações.

"Imediato, medidas concretas devem ser tomadas para avançar na busca da justiça e da luta contra a impunidade dos crimes e violações dos direitos humanos que foram cometidas contra civis desarmados em Conakry em 2009", disse ele.

"Todos os suspeitos que estão servindo membros da administração devem ser suspensos enquanto se aguarda a conclusão do processo judicial. E uma clara mensagem precisa ser enviada a partir dos níveis mais altos de que a cooperação com a investigação é obrigatória ".

Zeid apelou ao Governo da Guiné para garantir que a investigação e qualquer outro procedimento que se seguirem serão devidamente financiados e desfrutar de todo o apoio e colaboração do Governo.

"As vítimas já esperaram muito tempo", disse o Alto Comissário Zeid. "A melhor maneira para a Guiné para colocar esse episódio terrível por trás dele é confrontá-lo honestamente, lidar com ele de acordo com a lei, e assim reduzir a possibilidade de tais crimes serem cometidos de novo por parte das autoridades do país."

(fonte: Nações Unidas - Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH)
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário