COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Chefe das Forças Armadas da G-Bissau promete submeter-se ao poder político

O novo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, Biaguê Nan Tan, disse hoje que, sob o seu comando, os militares vão submeter-se ao poder político democraticamente eleito e que vai promover a formação e reforma do sector.


Nas primeiras declarações enquanto CEMGFA, após a posse conferida pelo Presidente da República e expressando-se em português, Nan Tan, de 64 anos, disse que a submissão dos militares ao poder político faz parte das suas prioridades - contrariando o histórico registo de insurreição.

"Temos que respeitar a Constituição da República e as leis, subordinar [as Forças Armadas] ao poder político democraticamente eleito, organizar e dar formação aos jovens que nos vão substituir", afirmou Biaguê Nan Tan.

O líder recebeu formação militar em academias na antiga União Soviética e Cuba e ainda junto da Guarda Fiscal em Portugal.

Biaguê Nan Tan nasceu na aldeia de Finete, na região de Bambadinca, no leste da Guiné-Bissau, e é um militar de carreira que participou na luta armada pela independência do país.

Parco em palavras, no discurso de posse no Palácio da Presidência reconheceu ter pela frente "uma tarefa muito difícil", mas prometeu tranquilidade ao povo da Guiné-Bissau.

"Vivemos num período muito conturbado, mas acho que esse período já findou. Temos que pensar em criar as melhores condições para o povo da Guiné-Bissau" defendeu Nan Tan.

Após a investidura no cargo, o novo CEMGFA recebeu cumprimentos por parte de todos os embaixadores e representantes de organismos internacionais presentes na cerimónia.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário