COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Governo português eleva importância da G-Bissau

Pesquisa e análise



1. A Guiné-Bissau passa a ter importância “prioritária” nas políticas de cooperação de Portugal com os países africanos lusófonos. O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), enquanto tal e por meio da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e cooperação (SENEC), justifica a medidas em razão de factores como os seguintes:

- Como manifestação de reconhecimento/apoio pela normalização político- constitucional alcançada pela Guiné-Bissau e inerente clima de estabilidade interna.

- Como forma de corresponder a expectativas de sectores chave da sociedade guineense e da própria população em geral, fundadas na convicção de que Portugal é o pais mais apto a ajudar a resolver os problemas do país, nomeadamente os de natureza económica e social.

- Para propiciar às empresas portuguesas oportunidades de investimento e de criação de interesses num espaço que transcende a Guiné-Bissau, para se situar no plano regional da CEDEAO.

Os outlooks em relação ao futuro coincidem quase todas na ideia de que a Guiné-Bissau entrou num ciclo de estabilidade duradoura. A conclusão (AM855), que tem vindo a confirmar-se (AM879), decorre de uma conjugação de pertinentes interesses políticos, regionais e internacionais, apostados na estabilidade como factor de segurança.

São notórios na população guineense sentimentos de simpatia em relação a Portugal e aos portugueses, o regime pós-golpe de Abr.2012 agravou a sua impopularidade devido à tónica inicial anti-portuguesas do seu discurso – entretanto abandonada. Os produtos portugueses gozam desde há muito de especial aceitação, não apenas na Guiné-Bissau como na região.

2. O SENEC, Campos Ferreira, aparentemente o principal entusiasta do “esforço” no sentido de intensificar as relações bilaterais, efectuada em Nov uma visita à Guiné-Bissau, acompanhado de uma missão empresarial, a ser constituída; antes terão tido lugar acções destinadas a sensibilizar empresários para o interesse económico do país.

Está também em estudo a participação de um contingente da CPLP (AM875), na nova força internacional destina a acompanhar o processo de reforma das forças de defesa e segurança guineense. Considera-se que, no quadro, faz sentido uma participação portuguesa no contingente da CPLP.

3. De acordo com habilitações avaliações da situação, o vazio económico em Guiné-Bissau se encontra (AM858), pode ser preenchido através de investimentos de pequenas e médias empresas portuguesas – de per se ou através de parcerias; contam com a vantagem da boa aceitação social para facilitar e consolidar a sua implantação.

Considera-se que a Guiné-Bissau, devido a características próprias ou decorrentes da sua inserção num espaço regional, oferece ás empresas portuguesas oportunidades económicas também susceptíveis de ajudar a resolver problemas com que as mesmas se debatem devido à retracção da economia.

A Guiné-Bissau é território com características eminentemente tropicais situado a mais curta distância de Lisboa – cerca de três horas de voo. Entre as oportunidades de investimento que apresenta, avultam as seguintes – toda consideradas atractivas para as empresas portuguesas:

- Turismo; lazer e cinegético; vastas condições naturais, inaproveitadas.

- Agricultura; culturas tropicais selectivas de produtos com mercado garantido em Portugal e na Europa; culturas intensivas, caju e amendoim, de produtos de colocação fácil no mercado internacional.

- Recursos pesqueiros abundantes.

- Recursos minerais; bauxite, fosfatos, etc.

- Pequena indústria.

(in: africa monitor)



Sem comentários:

Enviar um comentário