COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Integração económica é importante para países da CPLP

Ao intervir na cerimónia de abertura da 29ª reunião do Conselho de Directores – Gerais da Alfândegas da CPLP, Valentina Filipe referiu que esta harmonização dos resultados pode ser dada pela vertente das vantagens comparativas nas fronteiras ou pela capacidade de aumento da produtividade em todos os sectores das economias, garantido-lhes crescimento sustentável, com melhor distribuição das riquezas nacionais.


Sublinhou que, pelos princípios das vantagens comparativas, a inserção competitiva se inicia pelo aumento da produtividade na agro-pecuária, pescas e na agro-indústria, produzindo cada vez mais para atender o consumo interno e gerar excedentes exportáveis.

Por sua vez, o secretário-geral da conferência de directores - gerais das Alfândegas da CPLP, Francisco Curinha, informou que a CPLP em 2012 representava 3,67 porcento do Produto Interno Bruto Mundial e 3,9 porcento do comércio mundial, mantendo a maioria dos países que a integram um crescimento anual positivo, o que perspectiva um desenvolvimento sustentado para o futuro com natural reflexo nas trocas comerciais.

Uma aposta dos países da CPLP deve incidir sobre a implementação de medidas que facilitem o comércio, o que irá permitir a todos os países da CPLP, contribuir para o desenvolvimento das suas relações comerciais dando origem a um maior desenvolvimento económico.

Segundo referiu, desde 2007, um dos grandes objectivos alcançados pela comunidade foi a criação de um portal especifico para as alfândegas da CPLP, além de outras acções.

Integram o conselho de directores das Alfândegas da CPLP, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe ,Brasil, Guiné-Bissau , Portugal e Timor Leste.

Neste encontro, os grandes ausentes são Timor Leste, Cabo Verde e Guiné Equatorial.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário