COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Jovens mulheres encorajadas a integrar polícia do Timor-Leste

A agência da ONU alerta para a necessidade do aumento do contingente feminino da Polícia Nacional de Timor-Leste, integrado actualmente por apenas 590 mulheres, o que representa representar 18% da força policial.


Apesar de o número ser superior em comparação com outros países da região, o Pnud diz ser insuficiente para as necessidades timorenses. A superintendente-assistente da Polícia Nacional disse ser preciso garantir mais mulheres no órgão.

Umbelina Soares disse ao Pnud que muitos casos de violência no país, como violência sexual e física, abusos psicológicos e opressão económica, são baseados no género da vítima,.

Umbelina Soares lembra que as vítimas se sentem mais confortáveis para falar e relatar crimes a polícias do sexo feminino.

A representante acredita que a entrada de jovens pode levar estabilidade e segurança às comunidades timorenses.

No ano passado, a agência da ONU iniciou um projecto para reforçar a capacidade administrativa da Polícia Nacional, com duração de dois anos.

Um dos objectivos é apoiar a participação feminina e desenvolver uma estratégia de recursos humanos para atrair mulheres para o corpo policial.

O projecto também visa reforçar avanços no campo da informação tecnológica e relações públicas. Foi produzida uma série de anúncios para TV e rádio, a mostrar as funções das mulheres na Polícia Nacional de Timor-Leste e as competências necessárias para futuras candidatas.

Para responder com rapidez aos casos de violência de género, o Pnud ajudou no desenvolvimento de um vídeo interno, sobre como utilizar as tecnologias da informação para melhorar os seus serviços.

Cerca de 3,5 mil membros da polícia, homens e mulheres, vão ter acesso ao vídeo e participar na formação.
  
(Foto c/ créditos - Cadetes da policia timorense)

Sem comentários:

Enviar um comentário