COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Recursos naturais na Guiné-Bissau: Fazer tudo certo desde o início

Guiné-Bissau é um dos países mais ricos da África quando se trata de dotação de recursos naturais. Além de ter grande biodiversidade, o solo é fértil e abriga uma infinidade de minerais. Além disso, além de recursos de madeira e pesca conhecidos e visíveis, que tem sido conhecido nos últimos 40 anos, que há depósitos significativos de bauxita, fosfatos e areia pesada no país.



Os depósitos de fosfato foram identificados mais de 40 anos na região de Farim, e os estudos de viabilidade em relação à sua primeira exploração foram concluídas em meados de 1980. Desde então, no entanto, nenhuma empresa tem sido capaz de kick-off de escavação em larga escala de os cerca de 100 milhões de toneladas de minério identificados. Ao longo dos últimos 10 anos, as licenças emitidas pelo governo para explorar o site mudou de mãos entre as empresas, por razões principalmente devido à incapacidade técnica para realizar o trabalho necessário. Desde 2009, e com um intervalo perdeu período devido ao golpe de Estado 2012, a empresa-licença segurando avançou com uma avaliação de impacto ambiental e social actualizado actualmente em fase de finalização, abrindo assim o caminho para as operações.

Depósitos de bauxita também foram identificados perto da histórica cidade de Boé. Viu pela primeira vez na década de 1950, eles nunca foram comercialmente viável devido aos baixos preços mundiais, mas como estes triplicaram ao longo das últimas décadas, as perspectivas económicas tornaram-se mais atraentes. Em 2007, um contrato de arrendamento foi concedido a uma empresa chamada Bauxite Angola, que recentemente fez anúncios de investimentos de até US $ 500 milhões. Estes investimentos devem abranger igualmente a reabilitação de redes de estradas para as exportações, e as primeiras etapas da construção de um porto de mar profundo, na cidade de Buba.

Perspectivas do petróleo também instigou o interesse no país. No total, 14 blocos offshore foram licenciados para várias empresas que foram explorá-las. Relatos recentes dão esperança de que os depósitos no exterior a partir desses blocos podem ser os primeiros hidrocarbonetos economicamente exploráveis ​​no país, embora estas são apenas estimativas preliminares.

Essa dotação de recursos naturais dá esperanças para o país. No entanto, a história nos ensinou que um optimismo cauteloso, ao invés de esperança, deve estar em ordem. Há uma abundância de evidências na literatura de economia política de uma chamada "maldição dos recursos", mostrando que a abundância de recursos pode ser negativamente correlacionado com o crescimento económico, com sucesso a construção da paz, bem como com o nível de democracia - todos os que têm foram desafios para a Guiné-Bissau desde a sua independência. Com isto em mente, e considerando que o país ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento de recursos extractivos, Guiné-Bissau deveria investir fortemente no reforço da governação à frente dos rendimentos dos recursos. Desta forma, será capaz de garantir que as oportunidades de recursos naturais pode trazer são positivos e não se transformam em condutores de fragilidade.

Apesar de não ser um recurso natural relacionadas com o mineral, a madeira apresenta um caso interessante. Guiné-Bissau é rica em madeira, e em particular do tipo pau-brasil. Em 2011, uma nova lei foi aprovada por madeira licenças condicionado Parlamento à pré-requisitos ambientais e sociais, incluindo as avaliações de impacto ambiental e social e planos de reflorestamento. No entanto, os relatórios sobre o solo sugerem que durante o período de transição após o golpe de Estado 2012, o licenciamento tem se expandido para chegar a uma estimativa de 61 licenças emitidas em 2014, enquanto em 2012-2013, apenas 15 foram concedidos. Ao mesmo tempo, as leis permitem apenas madeira processada para ser exportado, e, embora existam menos de um punhado de instalações de processamento, os dados do Timber ONG global Reino Unido indicam que as exportações de madeira para a China aumentaram de 80 metros cúbicos em 2007 para mais de 15.000 m3 em de 2013, muito acima da capacidade. Diante desse saque, o novo governo decidiu suspender as exportações de madeira completamente. Em última análise, isto evidencia a extensão em que as deficiências de governação (permitindo nenhum controle sobre os aspectos ambientais e sem agregação de valor local, conforme exigido por lei), pode benefícios muito undercut o país poderia ganhar com seus recursos.

Em termos de governação, recursos naturais e indústrias extractivas, em particular, podem ter um impacto duplo. Por um lado, eles podem impactar governação económica através de fluxos maciços de dinheiro gerado. Neste sentido, a adesão à iniciativa EITI seria um grande começo. Outros esquemas de como a iniciativa do Orçamento Aberto para mais transparência nos gastos / recebimentos, ou simplesmente ferramentas nacionais para uma maior transparência na governação económica e prestação de contas devem ser priorizadas. Um segundo efeito pode ser de natureza ambiental e social. Para mitigar os impactos, o país deve acompanhar de perto com pactos internacionais como FLEGT da União Europeia (Forest Law Enforcement, Governação e Comércio) para a madeira. Mais importante, ele deve também desenvolver a capacidade a esse respeito. Até o momento, o Ministério de Recursos Naturais na escassez de pessoal e seria esmagada se fosse ter que lidar com avaliações ambientais e sociais de impacto das operações de petróleo, mineração de bauxita, exploração madeireira, etc, ou até mesmo com aqueles relacionados com a construção de uma nova port.

Estas observações são uma chamada para melhorar a governação através da criação de padrões internacionais para a governação de recursos. Mas devemos sempre lembrar que as normas e os processos são úteis se seguiu. Como estas são desenvolvidas a avançar, o país deve ter sempre um olho na eficiência dos seus mecanismos de execução. No caso da Guiné-Bissau, como é o caso de várias outras nações do Oeste Africano, considerando-se que a exploração dos recursos ainda não se materializou, o país tem uma tremenda oportunidade: ela não deve se concentrar em maximizar a renda a partir dos recursos o mais rápido possível, mas sim em como definir a base para fazê-los direito.

(por: Yannis Arvanitis)




Sem comentários:

Enviar um comentário