COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Casos de Ebola estabilizados na Guiné, Libéria, segundo a agência de saúde da ONU

19 de novembro de 2014 - A Organização Mundial de Saúde das Nações Unidas (OMS) informou hoje que o número de casos de Ebola é "não mais crescente a nível nacional na Guiné e Libéria, mas ainda está a aumentar em Serra Leoa", e que as equipes de preparação foram enviados esta semana a Benin, Burkina Faso, Gâmbia e Senegal.


Hoje cedo, Coordenador Humanitário Regional da ONU para o Sahel, Robert Piper, tinha apelado para o financiamento de Ebola em preparação na faixa de África consiste em Burkina Faso, Camarões, Chade, Gâmbia, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria e Senegal sendo uma dos as regiões mais pobres do mundo.

A OMS, em sua actualização mais recente, disse que o surto de Ebola em evolução ", destaca o risco considerável de casos que estão sendo importados para os países não afectados."

"Com níveis adequados de preparação, no entanto, essas introduções da doença pode ser contidas antes que se tornem grandes surtos", disse.

OMS atribuiu o sucesso da Nigéria e do Senegal em travar a transmissão Ebola para "uma liderança política forte, detecção precoce e resposta, campanhas de conscientização pública, e forte apoio de organizações parceiras."

As Nações Unidas e seus parceiros estão a acelerar a implantação de preparação para fortalecer as equipes para ajudar os países a construir em cima de seu trabalho existente e planeamento, e esta semana, as equipes foram mobilizados para Benin, Burkina Faso, Gâmbia e Senegal, disse.

Enquanto isso, no Mali, hoje, o chefe da Missão das Nações Unidas para o Ebola Emergency Response (UNMEER), Anthony Banbury, explorou maneiras de apoiar o Governo, não só em seus esforços para acabar com a crise actual, mas para colocar em prática a capacidade necessária para reagir rapidamente havendo quaisquer novos casos no futuro.

Houve seis casos de Ebola com 5 mortes no Mali até à data.

Mr. Banbury encontrou-se com o presidente Ibrahim Boubacar Keita e do Ministro da Saúde e Higiene Pública, Ousmane Koné, e elogiou a sua liderança na gestão da crise, nomeadamente através da nomeação de um coordenador nacional, professor Samba Sow.

"A liderança nacional forte é um componente absolutamente essencial de uma resposta eficaz à crise Ebola", disse Banbury. "O presidente está jogando esse papel e as Nações Unidas se compromete a apoia-lo e seu governo em trazer esta crise ao fim."

Disse que existem duas grandes diferenças na situação em Mali, em comparação com os outros países afectados. "Um, há muitos, muitos menos casos. Há apenas um número pequeno de modo que agora há uma chance de acabar com a crise antes que se espalhe, antes que se torne uma crise real da forma como temos visto em outros países.
A segunda diferença é que "temos a oportunidade de aprender com as lições do passado, as experiências de outros países, para tomar as medidas que são necessárias agora para evitar a sua propagação." E enquanto aqueles podem ter sido "experiências infelizes" em outros países, pelo menos UNMEER sabe o que deu errado. "Nós sabemos o que precisamos fazer para colocar a crise no fim, e nós temos a oportunidade de fazer isso agora aqui no Mali antes que se espalhe para que o Ebola não mate mais pessoas neste país."

O relatório da OMS emitido na tarde de hoje, em Genebra, diz que 15.145 casos de doença do vírus Ebola havia sido relatado em seis países afectados (Guiné, Libéria, Mali, Serra Leoa, Espanha e Estados Unidos da América) e dois países já afectados (Nigéria e Senegal) com 5.420 mortes relatadas.

Um total de 584 profissionais de saúde são conhecidos por terem sido infectados, dos quais 329 morreram, de acordo com o relatório.

"Nos três países com transmissão generalizada e intensa, incidência de casos não é mais crescente a nível nacional na Guiné e Libéria, mas ainda está a aumentar em Serra Leoa", disse o relatório.

"Os surtos na Guiné e Libéria, agora parecem ser conduzidos por transmissão intensa em vários distritos-chave, enquanto a transmissão é intensa em todo o norte e oeste da Serra Leoa", onde "a área mais afectada permanece a capital, Freetown," disse.

Segundo o relatório, o Fundo das Crianças das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é a agência líder na mobilização social durante este surto e que um conjunto da OMS-UNICEF equipe visitou a Guiné, Libéria e Serra Leoa para rever e ajudá-los com seus planos de mobilização social.

OMS identificou os 15 países que foram priorizadas para a assistência técnica em matéria de preparação de especialista da OMS equipes e parceiros: Benin, Burkina Faso, Camarões, República Centro Africano, Cote D'Ivoire, República Democrática do Congo, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Mali , Mauritânia, Nigéria, Senegal, Sudão do Sul e Togo.
 
(fonte: UNICEF)
(foto: UNICEF/Timothy La Rose)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário