COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Renovado o protocolo por três anos UE - GB

Bruxelas, 24 nov - A União Europeia (UE) e Guiné-Bissau assinaram a renovação de um protocolo de pesca a ser implementado por um período de três anos, informou a Comissão Europeia (CE).


O acordo vai beneficiar especialmente as embarcações de Espanha, Portugal, França, Grécia e Itália, que agora vão voltar para a pesca naquelas águas depois de uma pausa de dois anos, devido à suspensão da aliança com o golpe de Estado na Guiné-Bissau em 2012.

A renovação do acordo coincide com o regresso à ordem constitucional no país Africano, a nota precisa da CE.

A implementação deste acordo irá retornar para a frota de arrastões de pesca espanhol frutos do mar e cefalópodes, para cercadores e outras modalidades de pesca.

Em particular, o acordo permitirá que aos 40 navios europeus que operam na Guiné-Bissau, em troca tenha uma compensação financeira de € 9.200.000 anualmente pela UE.

Esse número inclui um investimento de € 3000000000 anualmente para apoiar o desenvolvimento do sector da pesca local, reforço da monitorização e capacidade de vigilância, promoção da cooperação científica e melhoria do controlo de saúde, apoio à pesca artesanal.

Essas acções são planeadas e executadas de acordo com as prioridades da Guiné-Bissau e devem ser coerentes com as acções da União apoiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento.

O novo protocolo tem um bom valor e aumenta significativamente a economia e para o desenvolvimento do sector da pesca local, de acordo com a CE.

O acordo baseia-se nos princípios da sustentabilidade dos recursos, a boa governação e desenvolvimento local.

A CE acrescentou que a luta contra a pesca ilegal é de particular importância para ambas as partes e só pode ser resolvido com a cooperação e uma abordagem conjunta, através do acordo.
  
(La comisaria europea de Pesca, Maria Damanaki. EFE/Archivo)

Sem comentários:

Enviar um comentário