COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Top da agitação 2015 de riscos internacionais; queda dos preços do petróleo

A queda dos preços do petróleo, a violência política e movimentos separatistas irá influenciar o cenário de risco global em 2015, corretor Marsh LLC disse em um relatório divulgado na quarta-feira.


Produzido em conjunto com a empresa de análise de riscos Business Monitor International, da Marsh 2015 Political Risk Map e dezenas de relatórios de 170 países com base em três riscos políticos, macroeconómicas e operacionais. O relatório constatou países do Oriente Médio e da África como os ambientes de negócios mais arriscados, com a República Centro Africano, Sudão, Síria, Afeganistão e Guiné-Bissau no topo da lista como os países mais instáveis.

Além disso, o relatório identificou vários grandes tendências crescentes de instabilidade global. Por exemplo, a queda dos preços do petróleo pode levar a uma maior instabilidade em lugares como Irão e Venezuela, os sates relatório. "No segundo semestre de 2014, os preços do petróleo bruto Brent caiu acentuadamente, passando de US $ 110 por barril em junho, para menos de US $ 70 por barril em dezembro", afirma o relatório. "Venezuela, onde o petróleo responde por mais de 95% das exportações e mais da metade das receitas do governo, é particularmente vulnerável."

Outro risco para o próximo ano é a violência política, o relatório conclui. Apesar da turbulência política tem sido uma preocupação no Oriente Médio e Norte da África nos últimos anos, ele já se espalhou para as regiões anteriormente pacíficos como a Ucrânia e Tailândia.

De fato, o relatório observa que mesmo os protestos em grande parte não-violentos em Hong Kong merecem um exame minucioso daqui para frente. "Apesar de os protestos até agora têm sido pacífica, os seus condutores fundamentais - principalmente, o envolvimento de Pequim, em vetar candidatos para a eleição 2017 de um novo executivo-chefe - ainda não foram abordados", afirma o relatório. "Isso pode sinalizar agitação contínua antes da eleição."

Da mesma forma, as tentativas de movimentos separatistas na Escócia e na Catalunha se separar do Reino Unido e Espanha, respectivamente, podem afetar os investimentos nesses países, afirma o relatório. "Na maioria dos casos, é improvável que esses movimentos levará a novos estados no curto prazo", afirma o relatório. "Mas a mera existência de tais grupos e incerteza política associados - incluindo o potencial de violência, em alguns casos - pode ter um efeito significativo sobre o investimento estrangeiro."...

(por: Bill Kenealy)




Sem comentários:

Enviar um comentário