COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Nações africanas ameaçadas por Boko Haram

Nações africanas ameaçadas pela nigeriana organização de Boko Haram buscará a autorização do Conselho de Segurança da ONU para a criação de uma força multinacional para assumir o combate aos seus militantes, disse o ministro das Relações Exteriores do Níger.


Mohamed Bazoum disse que os países da região dos lagos Chade tinha acordado durante uma reunião na capital do Níger Niamey na terça-feira que a resolução seria apresentada à ONU pela União Africano. Ele não especificou quando isso seria feito.

Boko Haram tem feito cada vez mais incursões no vizinho Camarões e também está a ameaçar a estabilidade da região, que inclui Níger e Chade.

Desconfiança e desacordos entre os estados tem originado tentativas de partilha de recursos militares, porém, prejudicada. Os países concordaram em criar uma força multinacional para combater os insurgentes em novembro passado, mas não conseguiu contribuir com as tropas.

"Ao contrário do que aconteceu no passado, nós concordamos com nossos parceiros de que a resolução deve ser aprovada pelo Conselho de Segurança, que permitirá a criação da "Força Multinacional Joint", disse Bazoum a um canal de televisão em Niamey.

Os países também concordaram em mudar a sede da força multinacional proposta da cidade nigeriana de Baga para a capital chadiana N'Djamena após Baga ter sido capturada e saqueada por combatentes do Boko Haram, disse ele. 




Sem comentários:

Enviar um comentário