COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Reconstruir o clitóris

Mary mal se lembra de sua avó e outros anciãos vestidos de branco, uma faca e um monte de garotas gritando ao redor. Foi o dia em que seus órgãos genitais foram mutilados em uma vila na Guiné-Bissau.

Ela tinha cinco anos. "Esse momento vai marcar", admite. De acordo com o mapa de mutilação genital feminina Wassu-UAB Foundation na Guiné-Bissau, 44% das mulheres são mutiladas antes de seu aniversário de 15 anos.

Até que ela tinha 20 anos, Mary (fictício-nome) não estava ciente do que tinha acontecido. "Isso me incomodou muito. Eu não queria ter relações sexuais ou qualquer um me toque lá. " Em fevereiro 2014, sua vida mudou radicalmente: a menina, 22 anos, que vive com o companheiro em Barcelona, ​​foi submetida a uma intervenção secretamente para reconstruir o clitóris. É uma das 60 mulheres que foram operados nos últimos cinco anos por Pere Barri. A clínica onde trabalha, o Instituto Dexeus, em Barcelona, ​​suportará todas as despesas, 1.500 euros por operação.

"Você sempre pode operar. Há sempre algo do clitóris porque mede cerca de 10 centímetros e nunca fica totalmente cortado", disse o Barri. A intervenção é para remover o tecido cicatricial, localizar e exteriorizar o resto do clitóris que preservam os vasos e nervos, e o ponto de ancoragem para a sua posição original. A operação dura apenas uma hora e pós-operatório, com revisões periódicas, não superior a seis meses. A partir de mês e meio, os pacientes podem agora retomar a sua vida sexual. O especialista diz que a operação é um sucesso: "Em 90% dos casos, o resultado estético é muito bom, só nota quem operava".

No entanto, as operações do médico catalão ficam longe de todas as mulheres suscetíveis se submeter à cirurgia. A Fundação Wassu-UAB estima que mais de 57 mil mulheres mutiladas que vivem em Espanha e em torno de 17 mil meninas em território espanhol estão em risco de ablação .

"A questão da reconstrução dá esperança para muitas mulheres, mas na realidade, a maioria não se submetem à cirurgia", diz o pesquisador Wassu-UAB, Adriana Fundação Kaplan. O pesquisador não acredita que todas as mulheres mutiladas podem ser operados: "A maioria das mulheres africanas na diáspora são mulheres em condição frágil , precária, muitos analfabetos. Eles têm outros problemas, como a sua situação administrativa, economia doméstica ... Ter ou não clitóris não é a sua maior preocupação. "

Waris Dirie, fundador da organização Desert Flower dedicada desde 2002, apenas à ablação explica que as mulheres em África são mais abertas para receber informações sobre a cirurgia de reconstrução que Africana introduzida na Europa. "As famílias que imigram exercem pressão sobre as meninas a manter-se fiel às suas tradições. Mas as meninas querem mudar essa tradição e elas vão conseguir. É apenas uma questão de tempo ", diz Dirie telefone. Segundo a ONG, que inclui as Nações Unidas, todos os dias 8.000 mulheres tornam-se vítimas deste crime.
 
(foto do DJINOPI - é uma das peças de teatro que se leva para as aldeias contra a excisão)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário